Em MT, a colheita avança rapidamente e 27% da área já foi colhida. No PR, as geadas provocaram danos em parte das lavouras em florescimento e enchimento de grãos. Em MS, aguarda-se maior redução da umidade dos grãos para acelerar a colheita. Em GO, as precipitações e as baixas temperaturas retardam as operações de colheita.
Em SP, a maioria das áreas se encontram em maturação. Em MG, a colheita ocorre à medida que o cereal atinge a umidade ideal. As produtividades têm variado em função da época de plantio. No TO, a colheita avança no estado e as produtividades têm variado, principalmente, em função da época de plantio.
Em Caseara, Oeste do estado, o excesso de precipitações e a baixa luminosidade durante o desenvolvimento da cultura reduziram a produtividade. No MA, a colheita avança e as produtividades obtidas superam as estimativas iniciais. No PI, a maioria das áreas se encontra em maturação e os talhões já colhidos têm apresentado bons rendimentos. No PA, a colheita avança nas regiões da BR-163 e Santana do Araguaia, com boas produtividades sendo obtidas. Nos polos de Santarém e Paragominas, algumas áreas iniciaram a maturação, mas a maioria dos cultivos se encontram em florescimento e enchimento de grãos, apresentando bom desenvolvimento.
Confira o Monitoramento Semanal das Condições das Lavouras de 30 de junho de 2025 completo, clicando aqui!
Fonte: Conab