Atualmente, vive-se um período de agricultura moderna, a qual utiliza de inúmeras ferramentas tecnológicas em prol do aumento da produtividade, sustentabilidade do sistema e otimização de recursos e lucros.

Umas das ferramentas é a utilização do sensoriamento remoto para auxiliar em práticas de manejo e reconhecimento das áreas cultivadas. Dentro da gama de ferramentas disponíveis para uso no sensoriamento remoto, o NDVI (Normalized Difference Vegetation Index), ou em português Índice de Vegetação por Diferença Normalizada se destaca por seus resultados apresentarem alta relação com aspectos fisiológicos e nutricionais das plantas.

Mas como funciona o NDVI?

O NDVI não é uma tecnologia nova, já é conhecida de muitos por muito tempo, ela possibilita a determinação do índice de vegetação, ou seja, funciona através da leitura da reflectância nas bandas do infravermelho próximo e vermelho. Com isso, segundo FONTANA et al. (2019) é possível monitorar e determinar o acúmulo de biomassa das culturas.

De maneira prática, o NDVI mede a quantidade de reflectância das folhas, portanto quanto mais verde a folha maior sua reflectância (figura 1) e através disso é possível analisar alguns parâmetros como nutrição de plantas (em especial pra o Nitrogênio), sanidade de plantas, déficits hídricos entre outros.

Figura 1. Ilustração da relação da coloração das folhas com o índice NDVI.

Foto: Falker.

Como dito anteriormente, o NDVI não é um índice novo e já vem sendo estudados por diversos autores e empregado na agricultura constantemente, contudo cabe frizar que recentemente a adoção, drones e VANTS (Veículo Aéreo Não Tripulado) na agricultura possibilitou aumentar a escala de uso do NDVI, produzindo mapas que viabilizam a análise da reflectância em grandes escalas e auxiliam no manejo das lavouras.

Figura 2. Ilustração de VANT utilizado para voo de leitura de NDVI.

Foto: Santos Lab.

Na agricultura, o uso do NDVI possibilita inúmeras atividades, desde o monitoramento de condições hídricas de culturas como a soja CRUSIOL et al. (2018), até o reconhecimento de atributos do solo ZANZARINI et al. (2013), contudo, o emprego da técnica ainda apresenta alto custo em grandes escalas.

Em pequenas escalas, pode ser utilizada por meio de leitores portáteis de NDVI (figura 3), que possibilitam a avaliação pontual da reflectância das plantas. Seu emprego é muito utilizado em áreas experimentais onde a área cultivada é menor, geralmente parcelas experimentais.

Figura 3. Leitor portátil de NDVI.

Foto: AlphaOmega eletronics.

Outra forma de utilização é o uso de sensores NDVI acoplados a máquinas agrícolas para leitura em tempo real. Essas leituras podem ser utilizadas para alimentar Softwares programados e calibrados para fazer a distribuição de fertilizantes, controle de plantas daninhas, ou até mesmo gerar mapas de índice de vegetação.

Confira também: Uso de NDVI no ajuste da adubação nitrogenada do milho.

https://maissoja.com.br/uso-do-ndvi-no-ajuste-da-adubacao-nitrogenada-do-milho/

O NDVI é uma ferramenta que pode auxiliar em alguns manejos em cultivos agrícolas, sua adoção e uso em drones e VANTpossibilitam maior viabilidade da técnica, contudo ainda há uma certa dificuldade em seu emprego e utilização.

Referências:

CRUSIOL, L.G.T. et al. NDVI E IMAGEM TERMAL OBTIDOS POR VANT APLICADOS AO MONITORAMENTO DA CONDIÇÃO HÍDRICA DA CULTURA DA SOJA. VII Congresso Brasileiro de Soja. 2018.

CRUSIOL, L.G.T. et al. SENSORIAMENTO REMOTO APLICADO AO MONITORAMENTO DO DÉFICIT. HÍDRICO NA CULTURA DA SOJA. XII Jornada Acadêmica da Embrapa Soja. 2017.

FONTANA, D. C. et al. NDVI E ALGUNS FATORES DE VARIABILIDADE. Anais do XIX Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto. Abr. 2019.

ZANZARINI, V. et al. CORRELAÇÃO ESPACIAL DO ÍNDICE DE VEGETAÇÃO (NDVI) DE IMAGEM LANDSAT/ETM + COM CTRIBUTOS DO SOLO. R. Bras. Eng. Agríc. Ambiental, v.17, n.6, p.608–614, 2013.



Redação: Mauricio Siqueira dos Santos- Equipe Mais Soja

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.