Divulgados os cases campeões de produtividade do CESB no Fórum Nacional de Máxima Produtividade e a Fazenda Condomínio Milla na região Norte/Nordeste integra o time de campeões de produtividade.
A fazenda situa-se em Baixa Grande do Ribeiro – PI e conta com área total de 35.000 ha, sendo que dessas, 15.197 hectares são destinadas ao cultivo da soja. A produtividade média geral obtida na propriedade para o cultivo da soja na safra 2019/20 foi de 55 sc.ha-1 , prejudicada em virtude de períodos de veranico e atrasos na semeadura.
A fazendo contou com a consultoria de Luiz Gabriel De Moraes Junior e na área de 2,63 ha destinada ao concurso obteve produtividade de 101,79 sc.ha-1, sendo que a área do talhão obteve produtividade média de 81,7 sc.ha-1.
Com relação ao manejo utilizado na área:
A fazenda pratica o sistema de rotação de culturas com milheto, milho e soja. Dois anos antes da safra 2019/20 foram aplicados 3,5 t.ha-1 de calcário dolomítico e 2 t.ha-1 de gesso agrícola, seis meses antes da cultura de verão, sendo distribuídos a lanço e incorporados no solo com o auxílio de uma grade.
A soja é cultivada em sistema de sequeiro; durante o período vegetativo da cultura foram observadas precipitações de 65 mm, já no período reprodutivo as precipitações totalizaram 742 mm. A soja cultivar Brasmax Bônus IPRO– 8579RSF foi semeada no dia 19/11/2019 com população real obtida de 310.850 plantas.ha-1. O espaçamento entre linhas utilizado foi de 50cm a abertura dos sulcos foi realizada por disco, a velocidade operacional foi de 7 km.h-1 e o fertilizante foi distribuído a lanço na superfície do solo.
Com relação aos aspectos químicos do solo, os teores nutricionais apresentavam-se ideais até 20 cm de profundidade, sem impedimento químico ao crescimento radicular até 100 cm de profundidade. Fisicamente, o solo apresenta IQES: 5,01 o que representa que o solo apresenta qualidade estrutural muito boa, além disso, nas camadas de 0 a 60 cm de profundidade do solo não foram observados valores de resistência a penetração superiores a 1,5 MPa, demonstrando que não houve impedimento físico para o crescimento e desenvolvimento radicular.
Figura 1. Propriedades físicas dos solo Fazenda Condomínio Milla safra 2019/20.

Com relação a inoculação, nutrição e biofertilizantes, utilizou-se Ácido Bórico em pré-semeadura da soja, tratamento de sementes, Rizoliq TOP HC, aplicação de Stimulate em V4 e Pick Up Mn em V7 – V8. Aplicação de biofertilizantes também foram realizadas no período reprodutivo em R1 (Stimulate), em R4 (Stimulate e Pick Up WIN) e em R5.2 e R5.3 (Pick Up WIN).
Já o manejo fitossanitário nos estádios vegetativos e reprodutivos da cultura podem ser observados nas figuras 2 e 3 respectivamente.
Figura 2. Manejo fitossanitário da soja no estádio vegetativo, Fazenda Condomínio Milla safra 2019/20.

Figura 3. Manejo fitossanitário da soja no estádio reprodutivo, Fazenda Condomínio Milla safra 2019/20.

Os produtores destacam que “o clima, o aporte de matéria orgânica no solo, a qualidade das práticas agrícolas além do básico bem feito” fizeram diferença para alcançar os 101,79 sc.ha-1 de produtividade.
O custo de produção a análise econômica da produção podem ser observadas na figura 4.
Figura 4. Análise econômica e custo de produção da soja safra 2019/20 Fazenda Condomínio Milla.

Confira o case completo clicando aqui!!!
Referências:
Fonte: CESB. CASE CAMPEÃO 19/20 – NORTE/NORDESTE – CAT. SEQUEIRO. CESB, disponível em: <http://www.cesbrasil.org.br/case-campeao-19-20-norte-nordeste-cat-sequeiro/>, acesso: 15/07/2020.
Sou um dos sócios do Condomínio Milla e gostaria de solicitar para corrigir uma informação que, infelizmente, saiu errada no comunicado do CESB e, consequentemente, nessa reportagem.
A média de 81,7 sc.ha-1 citada refere-se ao talhão, e não à área total da fazenda. Essa ficou prejudicada com o veranico de novembro e dezembro e o atraso no plantio, ficando apenas na faixa de 55 sc.ha-1.
Obrigado.
Bom dia Karl. Obrigado pelo contato. Vamos alterar sim.Novamente obrigado.