Use janelas de aplicação para minimizar a exposição das gerações seguintes de uma espécie de praga aos modos de ação do mesmo inseticida. Cada janela deve durar aproximadamente 30 dias, de modo a coincidir com uma única geração de insetos-alvo.
Intercale grupos de inseticidas diferentes por janela da praga. Não aplique produto com o mesmo modo de ação usado na janela anterior e na janela seguinte.
Veja nas imagens exemplos de como devem ser utilizados os defensivos agrícolas em plantação de soja não-Bt, Bt e em área de refúgio, respeitando as janelas de aplicação.
Restabelecimento da suscetibilidade
Uma característica da resistência é que os indivíduos resistentes apresentam um custo adaptativo. Ou seja, os resistentes são menos aptos que os susceptíveis quando o produto químico não é utilizado. Este menor valor adaptativo dos indivíduos resistentes pode estar associado a uma menor viabilidade total, menor fecundidade, maior tempo para o desenvolvimento, menor competitividade para o acasalamento, maior susceptibilidade aos inimigos naturais, etc.
Sendo assim, o restabelecimento da suscetibilidade pode ser observado em situações em que um determinado produto não é utilizado por um certo período de tempo. A imigração de indivíduos susceptíveis de áreas não-tratadas para as tratadas pode contribuir na diluição da resistência. A rapidez com que este restabelecimento se processa depende de vários fatores, dentre estes, a espécie de inseto ou ácaro, o produto químico, o mecanismo de resistência e o ecossistema.
Portanto, a frequência de resistência diminui na ausência da pressão seletiva e esta instabilidade pode ser explorada em programas de manejo da resistência.
Quer mais informações: consulte o site do IRAC BR.
Fonte: IRAC BR