1. Boletim Focus projeta crescimento do PIB de 1,68% para 2023.

2. Economia registra inflação de 0,23% em maio.

3. Análise CNA: edição de maio já está no ar.

4. Preços de inseticidas em queda.

5. Açúcar cristal continua em valorização, enquanto preços do etanol retraem.

6. Previsão de pouca chuva em grande parte do Centro-oeste, Sul e Sudeste.

7. Plantio de milho e soja entra na reta final nos EUA.

8. Semana é marcada por queda nos preços de frutas e hortaliças.

9. Preço Indicador Composto do café robusta atinge maior valor em 28 anos.

10. Cotações do boi gordo e da carne bovina se mostraram mais firmes nesta semana.

11. Aumento nos abates de bovinos, frango de corte e suínos no 1º trimestre de 2023.

12. Estabilidade no mercado de suínos, após semanas de queda nas granjas e no atacado.

13. Melhora na demanda e alta no preço da carne de frango no atacado.

14. Captação de leite inicia 2023 em baixa, aponta IBGE.

Confira abaixo alguns recortes do Boletim:

– Mercado Agrícola –

Análise CNA – Edição de maio já está no ar. Nessa edição damos destaque para o quadro de oferta e demanda de açúcar e os preços nos mercados doméstico e internacional; informações sobre os impactos da gripe aviária e as ações do Sistema CNA/Senar sobre o tema; uma análise da mudança na vida dos produtores que participaram dos concursos artesanais da CNA; além de informações da produção de grãos,  uma análise dos impactos do El Nino, dados exclusivos do projeto Campo Futuro e muito mais.

Campo Futuro – Preços de inseticidas em queda. De janeiro a maio de 2023, os preços de inseticidas têm demonstrado movimento de retração. Dados do Projeto Campo Futuro (CNA/Senar) sobre três produtos/princípios ativos indicam uma retração média de 11,4% até a última semana de maio. Tal comportamento é interessante do ponto de vista operacional, levando em consideração que justamente entre os meses de abril, maio e junho se concentram as aplicações dos produtos para proteção do trigo no país. O gráfico traz a variação, em base 100, dos preços médios dos três princípios ativos cotados.

 

Clima – Previsão de pouca chuva em grande parte do Centro-oeste, Sul e Sudeste. Segundo previsão do Inmet, entre os dias 13/06 e 21/06, há previsão de baixos acumulados de chuvas, que não devem ultrapassar 70 mm no Paraná e em Santa Catarina. No Rio Grande do Sul, os acumulados de chuvas podem ser menores que 40 mm. Para as regiões Centro-Oeste e Sudeste, há previsão de tempo seco e sem chuvas em praticamente toda a semana, com exceção de áreas do extremo norte de Mato Grosso, onde podem ocorrer pancadas de chuva e baixos acumulados. Para o Norte do Brasil, são previstos acumulados maiores que 30 mm em praticamente todo o centro e norte da região, enquanto em áreas do noroeste do Amazonas, os valores podem superar os 70 mm. Já em áreas do sul do Acre, Rondônia, Tocantins e do Pará, os volumes de chuva poderão ser inferiores a 40 mm. Na região Nordeste, por sua vez, haverá predomínio de tempo quente e seco, principalmente no interior da região. Na faixa norte e leste, há possibilidade de chuvas com valores abaixo de 30 mm.

Grãos – Plantio de milho e soja entram na reta final nos EUA. De acordo com o Progresso de Safra divulgado pelo USDA até o dia 05/06, 96% da área de milho já foi plantada. O ritmo de plantio está adiantado em 4 pontos percentuais em comparação com a safra passada. Até agora, 64% das lavouras se encontram em boas e excelentes condições, 30% em condição regular e 6% em condições ruins ou péssimas. O progresso do plantio de soja aumentou 8% na semana passada, atingindo 91% da área total. Aproximadamente, 62% das lavouras se encontram em boas ou excelentes condições, 31% em condição regular e 7% em condições ruins e péssimas.

Clique e confira o Boletim Completo.

Fonte: CNA – Boletim Panorama do Agro Edição 21 – Semana de 5 a 7 de junho

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.