A ocorrência de sementes esverdeadas é cada vez mais comum em lavouras de soja. Nas últimas safras, lavouras afetadas por condições climáticas adversas têm apresentado significativa presença de sementes esverdeadas, o que tem levantado a algumas indagações quando as possíveis causas desse problema: clima ou manejo ?
De maneira geral, o clima é o principal responsável para ocorrência das sementes esverdeadas. O estresse hídrico e as altas temperaturas são os principais fatores que ocasionam a presença de sementes esverdeadas em soja, porém, não são os únicos, responsáveis por esse fenômeno (Pelissari; Coimbra, 2023).
França-Neto et al., (2012) reforçam que a produção de sementes esverdeadas está associada a submissão das plantas ainda imaturas a condições de estresse, principalmente por altas temperaturas e déficits hídricos durante o período final do enchimento de grãos.
Do ponto de vista fisiológico, a coloração esverdeada dos grãos é consequência da interrupção da ação das enzimas clorofilase e magnésio-chelatase, responsáveis por degradar a clorofila dos grãos ou sementes. Além dos fatores abióticos citados anteriormente, fatores biótipos como sanidade da planta, ocorrência de pragas e a pré-disposição genética, podem acentuar a formação das sementes esverdeadas.
A degradação da clorofila dos grãos é iniciada durante a senescência por fatores endógenos e externos, como estresse hídrico, luz reduzida, variação de temperatura e aumento do teor de etileno, bem como fatores internos, como aumento da permeabilidade da membrana e alterações de pH. Logo, a interrupção do processo natural de senescência, seja pela influência de fatores bióticos ou abióticos pode resultar na formação de grãos verdes, uma vez que o processo de degradação da clorofila dos cotilédones é interrompido (Lemes & Catão, 2024).
Vale destacar que além dos fatores bióticos e abióticos envolvidos na formação das sementes esverdeadas, o uso equivocado de herbicidas para a dessecação pré-colheita da soja pode resultar na ocorrência das sementes esverdeadas. Dentre outros fatores, a ocorrência de sementes esverdeadas pode resultar em danos por deterioração, reduções na germinação, vigor e viabilidade, afetando assim a qualidade fisiológica das sementes.
Figura 1. Sementes de soja esverdeadas (esquerda) e amarelas (direita) da cultivar CD 206, com ilustração da coloração das mesmas com o sal de tetrazólio abaixo das mesmas, mostrando as sérias lesões de deterioração por umidade verificadas nas sementes esverdeadas.

Veja mais: Sementes esverdeadas influenciam a qualidade da semente?
Referências:
FRANÇA-NETO, J. B. et al. SEMENTE ESVERDEADA DE SOJA: CAUSAS E EFEITOS SOBRE O DESEMPENHO FISIOLÓGICO – SÉRIE SEMENTES. Embrapa, Circular Técnica, n. 91, 2012. Disponível em: < https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/bitstream/doc/924805/1/download.pdf >, acesso em: 09/04/2025.
LEMES, E. M.; CATÃO, H. C. R. M. SOYBEAN SEED COAT CRACKS AND GREEN SEEDS—PREDISPOSING CONDITIONS, IDENTIFICATION AND MANAGEMENT. Seeds, 2024. Disponível em: < https://www.mdpi.com/2674-1024/3/1/11# >, acesso em: 09/04/2025.
PELISSARI, F.; COIMBRA, R. A. SEMENTES DE SOJA ESVERDEADAS: CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS NA QUALIDADE FISIOLÓGICA. Scientific Eletronic Archives, 2023. Disponível em: < https://scientificelectronicarchives.org/index.php/SEA/article/view/1686/1753 >, acesso em: 09/04/2025.
Foto de capa: Embrapa