O período inicial do desenvolvimento das culturas agrícolas é um dos momentos mais sensíveis ao ataque de pragas e patógeno, cujos danos podem impactar diretamente um dos principais componentes de produtividade, o número de plantas por área. O ataque de pragas e a incidência de doenças no início do desenvolvimento das culturas agrícolas pode resultar na redução do estande de plantas, impactando diretamente a produtividade final da cultura.
Para contornar esse problema, uma das principais alternativas disponíveis e usuais é o tratamento de sementes com inseticidas e fungicidas, contudo, cabe destacar que de maneira geral, o tratamento de sementes apresente efeito residual limitado. Logo, para reduzir a perda de eficiência dessa prática de manejo, é essencial que o tratamento de sementes seja realizado de forma eficiente.
O tratamento de sementes pode realizado tanto a nível de fazenda (on Farm), quando pela indústria (TIS – Tratamento Industrial de Sementes), ambos apresentando vantagens e desvantagens. Para conhecer as principais diferenças entre ambos, clique aqui!
Um dos principais fatos que estimula o tratamento de sementes o Farm é a necessidade de adicionar produtos a exemplo de inoculantes, momentos antes da semeadura, em especial para a cultura da soja. Sobretudo, uma das principais preocupações ao se fazer uso do tratamento de sementes on Farm, é a distribuição e concentração de produtos nas sementes.
Conforme destacado por Peske & Platzen (2019), de modo geral o tratamento industrial de sementes permite maior padronização na concentração de produtos por unidade de sementes em relação ao tratamento de sementes on Farm, por ser um processo dominado, envolvendo equipamentos modernos, produto e pessoal no qual o agricultor pode confiar, fato que contribui para a maior eficácia de proteção das sementes contra pragas e patógenos iniciais da cultura.
Figura 1. Porcentagem de amostras com diferentes concentrações de produtos/100 kg de sementes em função do tipo de tratamento.

Contudo de maneira geral, quando se optar pelo tratamento de sementes on Farm, o emprego de polímeros e aditivos, seguido pelo adequado processo de uniformização do tratamento das sementes, a utilização de maquinas com adequada regulagem, máquinas em boas condições etc, refletindo em melhor condições de proteção para o período inicial do desenvolvimento da cultura. Logo, é essencial atentar para a qualidade do processo de tratamento das sementes.
Veja mais: Tratamento de sementes – Uniformidade de cobertura é tão importante quando a escolha do ativo?
Referências:
PESKE, S.T.; PLATZEN, H. TRATAMENTO DE SEMENTES: TECNOLOGIA QUE SE REINVENTA. SEED News, 2019. Disponível em:< https://seednews.com.br/artigos/3003-tratamento-de-sementes-edicao-julho-2019 >, acesso em: 14/12/2022.
Acompanhe nosso site, siga nossas mídias sociais (Site, Facebook, Instagram, Linkedin, Canal no YouTube)