A colheita é um dos momentos mais esperados no cultivo da soja, “o fim de um ciclo”, entretanto, em virtude de condições ambientais e genéticas, em algumas situações é possível observar desuniformidade das plantas no momento da colheita, implicando em menor qualidade da produção e valor comercial dos grãos ou sementes.

Uma das alternativas para contornar esse problema é a dessecação em pré-colheita da soja, prática essa, muito utilizada principalmente quando o objetivo do cultivo é a produção de sementes, conferindo-lhes assim, maior uniformidade. Aliando a isso, a dessecação em pré-colheita possibilita o controle de plantas daninhas e a antecipação da colheita da soja, sendo uma interessante ferramenta para o manejo de sistema.

Entretanto, com o banimento do Paraquat, o qual era comumente utilizado para a dessecação em pré-colheita, tornou-se necessário a busca por produtos que possam substitui-lo nessa tarefa. Dentre as opções registradas para a dessecação da cultura da soja, temos o Diquat e o Glufosinato de amônio, ambos herbicidas não seletivos que podem ser utilizados para essa finalidade.



Contudo, além da escolha do produto a ser utilizado para a dessecação da soja, é necessário definir o momento de dessecação para evitar reduções na produtividade e especialmente se tratando da produção de sementes, reduções da qualidade, alterando atributos fisiológicos das sementes como germinação e vigor. Segundo Lamego et al. (2013), a dessecação em pré-colheita da soja quando realizada em estádios inadequados pode resultar em reduções da produtividade de até 35% em comparação a soja não dessecada. Com isso em vista, fica evidente a importância da definição do momento de dessecação da soja para evitar perdas produtivas e qualitativas.

Mas quando dessecar a soja?

Tecnicamente, no estádio R7, conforme a escala fenológica de Fehr & Caviness (1977), a soja atinge o início da maturação fisiológica, estádio popularmente conhecido como maturação fisiológica da soja. Segundo Zanon et al. (2018), nesse estádio a soja apresenta legumes de coloração madura na haste principal.

Figura 1. Soja em R7.

Figura 2. Ilustração planta de soja em R7.

Fonte: IPNI.

Nesse período ocorre o máximo acúmulo de matéria seca nos grãos, sendo assim, a planta não absorve mais água e nutrientes (Zanon et al., 2018). Na maturação fisiológica os grãos ou sementes já não apresentam ligação com a planta mãe, dessa forma, não ocorre a translocação de água, fotoassimilados e /ou defensivos para eles. Sendo assim, há uma redução de riscos possibilitando com que não haja perdas quantitativas e qualitativas significativas, portanto, R7 é o estádio indicado para dessecação em pré-colheita da soja.

Cabe destacar que independente do produto utilizado, quando realizada antes de R7, a dessecação em pré-colheita da soja pode resultar em danos á produção. Tanto o Diquat quanto o Glufosinato de amônio são ótimas alternativas para substituir o paraquat nessa tarefa, entretanto, ambos apresentam suas características e particularidades, sendo assim, deve-se analisar a lavoura de forma técnica para definir a melhor opção, uma vez que além de antecipar o ciclo da soja e uniformizar a lavoura, a dessecação em pré-semeadura permite o controle de plantas daninhas.

Em um vídeo postado no canal Radar da tecnologia, da Embrapa no Youtube, o pesquisador pesquisador José de Barros França Neto aborda também o tema, destacando as opções de produtos e o que utilizar após o banimento do paraquat.

Confira clicando aqui.

Referências:

FEHR, W.R.; CAVINESS, C.E. STAGES OF SOYBEAN DEVELOPMENT. Ames: Iowa State University, (Special Report, 80), 12p. 1977.

LAMEGO, F. P. et al. DESSECAÇÃO PRÉ-COLHEITA E EFEITOS SOBRE A PRODUTIVIDADE E QUALIDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE SOJA. Planta Daninha, Viçosa-MG, v. 31, n. 4, p. 929-938, 2013. Disponível em: < https://www.scielo.br/pdf/pd/v31n4/19.pdf >, acesso em: 08/02/2021.

ZANON, A. J. et al. ECOFISIOLOGIA DA SOJA: VISANDO ALTAS PRODUTIVIDADES. Santa Maria, 2018.

Acompanhe nosso site, siga nossas mídias sociais (SiteFacebookInstagramLinkedinCanal no YouTube

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.