A área cultivada de milho no Estado é de 810.380 hectares. A produtividade atual está estimada em 4.440 kg/ha.
A colheita está praticamente paralisada já que os produtores dedicados à atividade na soja. O índice ainda está em torno de 80% da área cultivada. Em termos geográficos, a colheita está mais adiantada na Região Norte, onde os índices são próximos a 95%. Já a Leste do Estado, os índices são inferiores a 50%. A produtividade manteve-se em 4.471. kg/ha, representando uma redução de aproximadamente 40% na produção do Estado, em função da estiagem.
Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Bagé, na região da Campanha, parte das lavouras em fase de maturação estão sendo colhidas conforme a necessidade dos produtores, pois predominam áreas pequenas, que têm como finalidade o autoconsumo e a venda de pequenos excedentes. Em Dom Pedrito, algumas áreas comerciais que estavam maduras desde meados de março foram colhidas, aproveitando as duas semanas consecutivas sem chuvas, que favoreceram a perda de umidade dos grãos. No município, cultivam-se 4.000 hectares com o cereal, predominantemente irrigados e de alto nível de investimentos. A colheita atinge 70% da área, e as produtividades estão próximas da expectativa inicial. As lavouras do tarde apresentam bom desenvolvimento e estão em floração. Em algumas áreas, os níveis de umidade nos solos já se encontram limitados e podem refletir em queda no potencial produtivo.
Na de Caxias do Sul, a colheita avançou e se aproxima de 50% da área cultivada. O rendimento sofreu redução e é de aproximadamente 6.300 kg/ha no período.
Nas de Erechim, Ijuí e Passo Fundo, a colheita permaneceu suspensa. A retomada da operação acontecerá apenas após a finalização na soja.
Na de Pelotas, as produtividades das lavouras colhidas variam de 1.800 a 2.400 kg/ha. Há expectativa de aumento na produtividade nas lavouras implantadas a partir de dezembro.
Na de Santa Maria, 63% dos cultivos foram colhidos e 10% estão maturação. A produtividade alcançada, no momento, está em torno de 2.150 kg/ha.
Na de Santa Rosa, 2% das lavouras estão em desenvolvimento vegetativo; 5% em floração/pendoamento; e 6% na fase de enchimento de grãos. Em virtude das chuvas ocorridas em março e na última semana, há boa perspectiva de produtividade. As lavouras colhidas representam 87%, e a produtividade estimada está em 4.928 kg/ha.
Na de Soledade, a nova ocorrência de chuvas, que foi, no período, melhor distribuída, seguiu beneficiando as lavouras de milho com semeadura tardia. Essas lavouras, que se encontram em diversos estádios de desenvolvimento (vegetativo e reprodutivo), ainda apresentam potencial produtivo satisfatório, caso persistam as condições ambientais.
Comercialização (saca de 60 quilos)
De acordo com o levantamento semanal de preços realizado pela Emater/RS-Ascar no Estado, a cotação média do milho apresentou redução de -1,67%, passando de R$ 77,38 para R$ 76,09.
Fonte: Informativo Conjuntural n° 1758 – Emater/RS