Comumente conhecido como percevejo-marrom, Euschistus heros é uma espécie neotropical, amplamente distribuída na América do Sul e atualmente é considerado como uma das principais pragas da soja no Brasil, causando danos severos principalmente pelo abortamento das estruturas reprodutivas e pela redução da produção. Também pode injetar toxinas prejudiciais às plantas hospedeiras.

Além da soja, esta espécie pode atacar o feijão, algodão, milho, girassol e diversas outras espécies vegetais, como as das famílias Fabaceae e Brassicaceae. Entre as espécies cultivadas, pode se desenvolver em importantes plantas daninhas, como: Euphorbia heterophylla, Conyza spp. e Acanthospermum hispidum.

A duração do ciclo de E. heros e as diferentes fases de desenvolvimento é dependente da temperatura, portanto é provável que, uma vez adaptado à cultura, o número de gerações seja elevado nas regiões de clima mais quente.

Veja a tabela de duração em dias das fases de desenvolvimento de E. heros.

Melhores práticas agrícolas: Euschistus heros

Nos últimos anos tem sido observada a presença e multiplicação de Euschistus heros em áreas agrícolas por um período mais longo, apresentando altos níveis populacionais e evidenciando a necessidade de realizar ações que promovam a implementação do manejo desta praga em campo. As principais estratégias para manejo deste inseto-praga são:

• Aplicação de acordo com o nível de dano recomendado;

• Monitoramento e controle da praga por todo o ciclo da cultura;

• Evitar aplicar somente em elevadas infestações;

• Não utilizar o mesmo MoA em janelas subsequentes, mas se precisar usar mistura pronta.

Fonte: IRAC BR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.