Clima seco no sul do Brasil sustenta cotações em Chicago: no Brasil, de extensão continental, o clima se mostra seco nos três estados do sul e com excesso de umidade no Centro-Oeste, ambos causando danos ao desenvolvimento das lavouras. Embora não se saiba ainda a dimensão dos danos, o mercado de Chicago já começa a reagir a estas notícias, subindo.

Menor apetite da China, com queda dos preços do suíno: A China recebeu 775.331 toneladas de soja dos EUA em outubro, queda de 77% em relação aos 3,4 milhões de toneladas um ano antes, de acordo com dados divulgados pela Administração Geral das Alfândegas. As margens de esmagamento da soja, usada na ração animal, permaneceram em território negativo nos principais centros de processamento da China por cerca de quatro meses até o início de setembro. As margens foram reduzidas pela queda nos preços da carne suína, com os suinocultores de Sichuan, um grande produtor, perdendo dinheiro até o final de outubro.

O fator Índia começa a pesar no mercado e na formação dos preços da soja mundial: além dos fatores financeiros e monetários, o óleo de soja recebeu um valor altista de um fator comercial, visto que a USSA informou que as indústrias de petróleo dos EUA haviam concluído a venda de um embarque de óleo de soja para a Índia, destino que é praticamente coberto pela América do Sul exportadores.

A Índia está, aos poucos, aparecendo no cenário internacional como um novo fator formador de preços dos produtos do complexo soja, o que representa uma boa notícia tanto para os Estados Unidos quanto para as nações “soja” que integram o Mercosul.

Neste ano, o governo indiano reduziu as tarifas de importação de óleos vegetais para conter as pressões inflacionárias promovidas pelo aumento desse insumo agroindustrial. Os principais beneficiários da medida foram os óleos de soja e de girassol em bruto. Embora a Índia historicamente defina altas tarifas para proteger sua indústria de óleos vegetais, nos últimos tempos a capacidade de produção doméstica tem sido incapaz de atender à demanda.

O USDA projeta que em 2021/22 as importações de óleo de soja da Índia serão 3,72 milhões de toneladas contra 3,24 milhões em 2020/21

O que fazer com a soja da safra ainda não vendida?

Segundo os analistas da T&F Agroeconômica: Definitivamente, não valeu a pena ter guardado a soja para vender depois, neste ano, como mostra o nosso quadro abaixo, que mostra o custo do carregamento da posição ao longo dos meses. Os valores constantes no quadro não são preços, mas o preço de abril mais o custo da armazenagem (por mais que digam que não te cobram, ele é descontado no preço que te oferecem) e o custo financeiro, se você tivesse vendido em abril e aplicado o dinheiro no banco. Agora compare os preços que você vendeu para saber se valeu a pena ou não. Para ter valido a pena, os preços deveriam estar hoje entre R$ 183 e R$ 193/saca, mas estão cerca de 14,51% a menos do que isto, na maioria das regiões do país.



Fonte: T&F Agroeconômica

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.