Em MT, as chuvas foram menos volumosas, permitindo bom avanço da colheita, que se aproxima da metade da área total. No RS, mesmo com as chuvas registradas, o déficit hídrico persiste, principalmente, pela associação com altas temperaturas. No PR, as chuvas foram menos volumosas, permitindo maior avanço da colheita e melhores condições para a secagem natural.

Em GO, algumas áreas, especialmente no Sul, tiveram que interromper a colheita por conta das chuvas, mas, no geral, houve avanço, sem prejuízo significativo na qualidade dos grãos. Em MS, a colheita segue avançando, mesmo com alguma limitação, por conta das chuvas. As lavouras mais tardias têm enfrentado forte pressão de mosca-branca e percevejo. Em MG, o clima foi predominantemente seco, algo que favoreceu o avanço da colheita.

Na BA, mesmo com o foco de ferrugem asiática, não há registro de perda de potencial produtivo. As chuvas durante a maturação têm gerado danos e perdas de qualidade nos grãos colhidos. No MA, a colheita ocorre predominantemente no Sul. Nas demais regiões, as lavouras seguem em diversas fases fenológicas, inclusive em semeadura.

Em SC, a colheita foi recém-iniciada em pequenas áreas com variedades mais precoces. O retorno das chuvas permitiu mitigar o estresse hídrico e térmico. No TO, houve bom avanço da colheita, que ultrapassa 1/3 da área total. Houve o retorno das chuvas, ainda que em volumes mais baixos. No PA, o plantio foi finalizado. As chuvas têm beneficiado o desenvolvimento, sem afetar a colheita.

Previsão Agrometeorológica de 17/02/2025 a 24/02/2025

Norte-Nordeste: Na região Norte, no MA e Centro-Norte do PI, as chuvas continuarão regulares e bem distribuídas, favorecendo o desenvolvimento dos cultivos de primeira e segunda safras. Nas demais áreas da região Nordeste, os volumes de chuva serão menores e favorecerão a colheita no Oeste da BA. No Centro-Norte e Centro-Sul da BA, altas temperaturas e chuvas irregulares continuarão restringindo o desenvolvimento de parte das lavouras.

Centro Oeste: As chuvas continuarão a ocorrer na região, favorecendo os cultivos de primeira safra em enchimento de grãos e os de segunda safra em início do desenvolvimento. No geral, as condições também serão favoráveis à colheita da soja e à semeadura do milho segunda safra, devido aos menores volumes de chuva previstos. Os menores volumes deverão ocorrer no Leste de GO e os maiores acumulados deverão ocorrer no Noroeste de MT.

Sudeste: A semana continuará com temperaturas elevadas, além de pouca ou nenhuma precipitação, o que favorecerá o avanço na colheita dos cultivos de primeira safra. No geral, a umidade no solo será suficiente para os cultivos de primeira safra em enchimento de grãos e os de segunda safra em início do desenvolvimento, além do crescimento da cana-de-açúcar e o desenvolvimento do café. No entanto, poderá haver restrição em algumas áreas.

Sul: Há previsão de chuva em toda a região, o que favorecerá os cultivos de primeira safra em desenvolvimento, floração e enchimento de grãos, além dos de segunda safra em início do desenvolvimento. Apesar dos altos volumes de chuva previstos em algumas áreas, não se espera impacto significativo na colheita. No entanto, em parte do RS, as chuvas ainda serão insuficientes para a recuperação dos mananciais e do armazenamento hídrico no solo.

Confira o Monitoramento Semanal das Condições das Lavouras de 17 de fevereiro de 2025 completo, clicando aqui!

Fonte: CONAB



 

FONTE

Autor:Monitoramento Semanal das Condições das Lavouras

Site: CONAB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.