Em MT, as chuvas, mesmo que irregulares, continuam a incidir e a favorecer a cultura e ao plantio. No RS, o retorno das chuvas trouxe maior avanço do plantio, que ainda está abaixo de 10% do total. No PR, as lavouras apresentam bom desenvolvimento, porém as fortes chuvas do fim de semana, com ocorrência de granizo, comprometeram lavouras em várias regiões do estado. Os prejuízos causados ainda serão avaliados.
Em GO, o retorno das chuvas e a alta capacidade operacional proporcionaram expressivo avanço do plantio, principalmente, no Sul do estado. Houve registro pontual de escaldadura pelas altas temperaturas. Em MS, as chuvas ocorridas em quase todo o estado permitiram um grande avanço na semeadura, exceção ao Norte do estado. Em MG, o retorno das chuvas em algumas localidades ajudou no avanço do plantio, agora também sobre área em sequeiro.
Na BA, o plantio segue acelerado devido ao retorno das precipitações. Em SP, diante o aumento das precipitações e o fim da colheita do trigo, a semeadura avança. No TO, o plantio foi praticamente paralisado por conta da irregularidade das chuvas. No PI e MA, o plantio ainda é incipiente, com apenas 2% da área plantada. Espera-se maior regularidade das chuvas para avançar. Em SC, o excesso de chuvas e as baixas temperaturas atrasaram o plantio e reduziram a taxa de crescimento das plantas.
Previsão Agrometeorológica de 03/11/2025 a 10/11/2025
Norte-Nordeste: Os maiores volumes de chuva estão previstos no AM, Sudoeste do PA e Sul do TO, além de parte do Oeste da BA. Menores acumulados ocorrerão no AC, RO, Sudeste do PA e nas demais áreas do TO, além do Sul do MA, Sudoeste do PI e Centro-Sul da BA. Essas chuvas contribuirão para a recuperação do armazenamento hídrico no solo. No entanto, ainda deverão predominar áreas com baixa umidade para a semeadura sem irrigação no Matopiba. Nas demais áreas da região N-NE, haverá pouca ou nenhuma precipitação.
Centro Oeste: Há previsão de chuvas regulares e bem distribuídas, que favorecerão o desenvolvimento dos cultivos de primeira safra, mas poderão paralisar momentaneamente a semeadura. Os maiores volumes ocorrerão em GO, em áreas onde a umidade no solo encontrava-se baixa. No final da semana, o tempo ficará estável em MS, favorecendo os trabalhos em campo.
Sudeste: Há previsão de chuvas regulares e bem distribuídas na região, com menores acumulados no Norte de MG e ES. Essas chuvas contribuirão para a recuperação da umidade no solo, favorecendo a semeadura e o desenvolvimento dos cultivos de primeira safra, exceto no Norte de MG, onde ainda deverão predominar áreas com restrição hídrica. No geral, as condições também serão favoráveis para a manutenção do vigor das lavouras de cana-de-açúcar e café.
Sul: Há previsão de boas chuvas na região, intercaladas por períodos de tempo estável, favorecendo o manejo e o desenvolvimento das lavouras. Apesar de possíveis impactos pontuais por excesso de chuvas, principalmente, aos cultivos de inverno, os períodos de tempo estável favorecerão os trabalhos em campo, como a semeadura e a adubação de cobertura dos cultivos de primeira safra
Confira o Monitoramento Semanal das Condições das Lavouras de 03 de novembro de 2025 completo, clicando aqui!
Fonte: Conab








