Em MT, as precipitações têm atrasado a finalização da colheita. No RS, o ritmo da colheita foi reduzido devido às chuvas frequentes. No PR, o retorno das chuvas provocou interrupções na colheita em algumas regiões. Em MS, a colheita tem avançado conforme a redução de umidade.

Em GO, as chuvas têm causado atraso na colheita, e nota-se danos pontuais na qualidade dos grãos. Em MG, a colheita está sendo concluída. Na BA, as produtividades obtidas têm superado as expectativas iniciais. No MA, a colheita está sendo finalizada em Balsas e avança nas demais regiões. No PI, a colheita progride e verificam-se boas produtividades. No TO, a colheita está encerrando, concentrada no Sudoeste do estado.

Em SC, o clima seco permitiu um bom progresso na colheita. As áreas semeadas na safrinha estão na fase reprodutiva. No PA, a colheita evoluiu no polo de Paragominas e, no Polo de Redenção, foi encerrada. As primeiras áreas colhidas no polo de Santarém apresentaram produtividades abaixo das estimadas inicialmente.

Monitoramento Semanal das Condições das Lavouras

Norte-Nordeste: São previstas precipitações maiores que 80 mm em áreas do AM, PA, AP, no Norte do MA, PI, CE e Oeste do RN. Nas demais áreas da região Norte, não se descartam chuvas isoladas, principalmente no Sudeste do TO. Volumes significativos também são previstos desde o litoral de PE até a BA. Na maioria das regiões, o desenvolvimento das lavouras será favorecido. O tempo seco predominará em áreas do Sudeste do PI e Meio-Oeste da BA.

Centro-Oeste: A chuva será mais localizada na parte Central e Oeste de MT e MS, com acumulados superiores a 40 mm. Nas demais áreas, são previstos menores volumes, principalmente no Centro-Norte de GO e DF. No geral, o manejo e o desenvolvimento dos cultivos serão beneficiados, exceto em áreas do Sudoeste de MS, onde a umidade no solo permanecerá baixa.

Sudeste: O tempo quente e seco irá predominar sobre o Norte de MG. Nas demais áreas, são previstos volumes de chuva inferiores a 20 mm. Porém, a partir de quarta-feira, as chuvas devem ocorrer no Leste de SP, RJ e Sul de MG, com volumes que podem ultrapassar 50 mm. No geral, a umidade disponível no solo favorecerá o manejo e o desenvolvimento das lavouras de grãos, café e cana-de-açúcar na maioria das áreas.

Sul: Há previsão de chuva com volume acima de 80 mm no início da semana, que pode vir acompanhada de rajadas de vento e queda de granizo, com a possibilidade de impactos em algumas lavouras. Para o final da semana, a previsão é de tempo firme. Em quase toda a região, as condições serão favoráveis ao manejo e desenvolvimento dos cultivos.

Fonte: Conab



 

FONTE

Autor:Monitoramento Semanal das Condições das Lavouras

Site: CONAB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.