4,7% colhido. Em MT, a colheita alcança cerca de 10% da área total. As condições da cultura são distintas nas diferentes regiões, mas, no geral, as chuvas recentes amenizaram a escassez hídrica.
No RS, os temporais registrados em algumas regiões limitaram as operações de manejo preventivo e também a conclusão da semeadura. No PR, a colheita avança, mas ainda de forma concentrada em algumas regiões. As chuvas foram esparsas e em baixo volume, porém conseguiram favorecer aquelas lavouras mais tardias, em floração e enchimento de grãos.
Em GO, as lavouras de ciclo médio e tardio estão se recuperando melhor com as chuvas recentes. As áreas mais precoces estão em colheita. Em MS, a colheita ocorre em ritmo lento. As lavouras estão principalmente em fases reprodutivas. Em MG, as lavouras mais tardias vêm se beneficiando das chuvas recentes. Áreas mais precoces registram perdas pelo calor e estiagem.
Na BA, a colheita recém iniciou, particularmente em áreas irrigadas. A maioria das lavouras, inclusive as de sequeiro, está em boas condições. No MA, a colheita foi iniciada, especialmente no Sul. A semeadura ainda segue nas regiões central, Leste e Oeste maranhense, estando limitadas pela escassez de chuvas.
Previsão Agrometeorológica* (22/01/2024 a 29/01/2024)
N-NE: São previstas chuvas com valores maiores que 50 mm em praticamente toda a região Norte, sendo mais significativas no PA, Sul do AM, AP, RO e TO. No Nordeste, a previsão é de chuva expressiva, principalmente em áreas da BA e PI, com volumes superiores a 100 mm. A semeadura e o desenvolvimento dos cultivos de primeira safra serão favorecidos. Em áreas do CE e do Sertão da PB, PE, AL e SE, as chuvas podem superar 70 mm.
CO: A previsão de chuvas intensas continuará beneficiando a umidade no solo e o desenvolvimento dos cultivos de primeira safra. Volumes maiores que 80 mm são previstos, principalmente, no Norte de MT e GO. Nas demais áreas, há previsão de menores acumulados, mas que podem superar 50 mm.
SE: São previstas chuvas intensas, com volumes maiores que 80 mm, acompanhadas de rajadas de ventos, principalmente no Norte de MG e Leste de SP. Nas demais áreas, há previsão de menores acumulados, podendo superar 50 mm. As condições de umidade se
manterão favoráveis para os cultivos de primeira safra, bem como para as lavouras de café e cana-de-açúcar.
S: Estão previstas chuvas significativas no Noroeste e Leste do PR, além do Leste de SC e região metropolitana de Porto Alegre, podendo superar 50 mm. No interior da região, há previsão de menores acumulados. As condições de umidade e temperatura deverão ser favoráveis para o desenvolvimento dos cultivos de primeira safra, além da semeadura e colheita de parte das lavouras.
Fonte: Conab