Previsão Agrometeorológica* (02/05/2022 a 09/05/2022)
N-NE: Os maiores volumes de chuva, até 220 mm, estão previstos para o Norte de RR e do AP. No Norte do AM e do PA os acumulados não ultrapassarão 150 mm. No Sul do AM, PA, AC e RO, as chuvas ficarão abaixo de 70 mm. Em grande parte da BA, Oeste de PE e Centro-Sul do PI, estimam-se chuvas abaixo de 10 mm, mantendo a baixa a umidade do solo no Oeste da BA. Na costa Leste do NE e na SEALBA, as chuvas ficarão em torno de 40 mm, mantendo a umidade no solo e favorecendo a semeadura e o desenvolvimento do feijão e do milho 3ª safra. No Centro-Norte do MA e do PI os volumes poderão chegar a 120 mm.
CO: São previstos baixos volumes de chuva que não deverão ultrapassar de 30 mm. Em GO e parte de MT, não há previsão de precipitação. Poucas chuvas e altas temperaturas contribuirão para a redução do armazenamento hídrico no solo, causando restrições a lavouras de algodão e milho 2ª safra principalmente nas áreas onde a umidade no solo está reduzida.
SE: Não são previstos acumulados de chuva superiores a 20 mm. A possibilidade de ocorrência de chuvas em pontos isolados devido à convergência local de umidade não é descartada. A falta de chuvas, associada às altas temperaturas, continuará causando restrição hídrica em lavouras de algodão, feijão e milho 2ª safra de MG e parte de SP. No entanto, essa previsão manterá as condições favoráveis para a maturação do café e a colheita da cana-de-açúcar.
S: Os maiores volumes de chuva são previstos no Nordeste do RS e Leste de SC, em decorrência de forte convergência de umidade e contraste de temperatura, associado a um ciclone extratropical, entre 03 e 04/05. São previstas chuvas intensas, acompanhadas de ventos superiores a 100 km/h, que poderão causar danos a lavouras e interromper a colheita da soja. Nas demais áreas, os acumulados não ultrapassarão 60 mm, mantendo a umidade no solo e favorecendo o milho 2ª no PR. Há possibilidade de geadas entre os dias 06 e 07/05 nas serras gaúcha e catarinense, além do Sul do PR.
Situação das lavouras
93,9% colhido. No RS, o clima foi favorável ao avanço da colheita, que chegou a 68% da área. As lavouras a colher demonstram melhor potencial produtivo que as implantadas no início da safra, mas com produtividades abaixo do estimado. No PR, a colheita alcança 96% da área e o restante está em maturação. Em SC, no Meio-Oeste, as precipitações ocorridas
elevaram o potencial produtivo das lavouras semeadas mais tarde.
Há relatos de problemas sanitários pela incidência de oídio. Na BA, a colheita está finalizando. No MA, a colheita está encerrando na região Sul e iniciando na região de Chapadinha, no Norte do estado. No PI, faltam poucas áreas no CentroNorte para finalizar a colheita no estado.
Colheita
A Colheita avança em todos os estados 6 dos 12 estados monitorados já encerraram as atividades, dos outros 6 a Bahia lidera com 99% dá área colhida. O Rio Grande do Sul é o mais atrasado com apenas 68% da área colhida.
Redação: Equipe Mais Soja, com informações Conab.