Em MT, após o fim do plantio, as atividades de campo estão concentradas na realização dos tratos culturais. As lavouras apresentam bom desempenho. No RS, os períodos de sol, intercalados com boas chuvas, permitiram um maior avanço no plantio e favoreceu o desenvolvimento da cultura, que estava sob deficit hídrico em algumas regiões. No PR, as precipitações ocorridas na maioria das regiões favoreceram o desenvolvimento. A maioria das áreas se encontram nos estádios reprodutivos. Em SC, o plantio ocorre conforme as condições climáticas e a colheita das culturas de inverno.
Em GO, restam áreas pontuais e o plantio será finalizado na primeira quinzena de dezembro. As lavouras apresentam bom desenvolvimento em todos os estádios fenológicos. Em MS, o retorno das chuvas permitiu a volta do plantio em pontos com deficit hídrico e replantio em algumas áreas com baixo estande de plantas. Em MG, a cultura apresenta bom desenvolvimento.
Na BA, o plantio se aproxima da conclusão e as condições climáticas favorecem o desenvolvimento da cultura. No MA, o plantio foi finalizado nos Gerais de Balsas, mesmo com a irregularidade climática da região, e avança no Leste do estado. No PI, a semeadura continua avançando, mesmo com as chuvas irregulares. Há lavouras já em floração, mas a maioria se encontra em desenvolvimento vegetativo. No TO, o plantio está em andamento. No PA, as lavouras das regiões de Redenção e da BR-163 têm recebido boas precipitações. Nas demais regiões, a demora na regularização das chuvas atrasou o início do plantio.
Previsão Agrometeorológica de 09/12/2024 a 16/12/2024
Norte-Nordeste: As chuvas persistirão nas áreas produtoras da região Norte, favorecendo a semeadura e o desenvolvimento dos cultivos de primeira safra. No Matopiba, os maiores volumes de chuvas estão previstos para o TO, principalmente no norte do estado. Os baixos acumulados previstos em áreas do Sul do MA, Sudoeste do PI e Oeste da BA devem ser suficientes para a semeadura e o desenvolvimento dos cultivos de primeira safra.
Centro Oeste: Estão previstas chuvas em toda região. Os menores volumes de chuvas em MT devem favorecer as operações de campo e o desenvolvimento dos cultivos. Os maiores volumes devem ocorrer no Centro-Norte e Sudoeste de MS e metade sul de GO, favorecendo a manutenção da umidade no solo e os cultivos.
Sudeste: Bons volumes de chuvas estão previstos nas áreas produtoras de cultivos de primeira safra. Na maior parte de SP, RJ e metade Sul de MG, devem ocorrer volumes de chuvas maiores que 60 mm. No Norte de MG, estão previstos menores volumes de chuva, mas suficientes para a manutenção do armazenamento hídrico.
Sul: Há previsão de chuvas, em toda a região, que deverá continuar a beneficiar o desenvolvimento dos cultivos de primeira safra. Os maiores volumes estão previstos para o centro do PR e litorais do PR e de SC, podendo ultrapassar os 80 mm. Na metade do sul do RS, são esperados volumes menores que 20 mm, que irão favorecer o desenvolvimento do arroz irrigado, mas pode haver redução da disponibilidade de água no solo.
Confira o Monitoramento Semanal das Condições das Lavouras completo, clicando aqui!
Fonte: CONAB