96,8% semeado. Em MT, a condição climática permaneceu desfavorável para boa parte das lavouras. As plantas apresentam porte pequeno e iniciou a maturação antecipada. No RS, o clima possibilitou a semeadura e a aplicação de tratamentos preventivos. As lavouras mais precoces se aproximam do início do florescimento e nota-se bom porte de planta.

No PR, o clima favorece o desenvolvimento das lavouras que estão, em sua maioria, em floração e enchimento de grãos. Em GO, as chuvas mais expressivas contribuíram para o armazenamento hídrico do solo e para o desenvolvimento das lavouras em fase reprodutiva.

Em MS, a semeadura foi concluída. Na região Sudoeste, observa-se lavouras sob estresse hídrico nas fases reprodutivas. No MA, embora as chuvas tenham sido irregulares e de baixo volume, o plantio foi finalizado, com casos de replantio. Em MG, o plantio está sendo finalizado e registra-se que a falta de chuvas, aliada às temperaturas elevadas, principalmente no Noroeste, encurtam o ciclo da cultura, além de ocorrer abortamento de flores e das vagens em início de formação.

Na BA, a regularização das chuvas favorece as lavouras, entretanto as altas temperaturas afetam as lavouras irrigadas em enchimento de grãos. No TO, devido às condições climáticas, verificou-se o abortamento de flores e redução de vagens. No PI, a semeadura continua avançando, mesmo sob deficit hídrico e há casos de replantio.

No PA, a falta de chuvas tem prejudicado a semeadura o desenvolvimento. Em SP, as lavouras estão em diferentes fases fenológicas e desuniformes. Em SC, semeadura está sendo finalizada. As plantas apresentam recuperação no crescimento, contudo, ainda mostram atraso no desenvolvimento.

Previsão Agrometeorológica* (25/12/2023 a 29/12/2023

N-NE: São previstas chuvas com acumulados superiores a 60 mm no AM, Noroeste do PA, AP, AC, RO, RR e TO. Nas demais regiões, os volumes serão inferiores a 30 mm. O desenvolvimento dos cultivos de primeira safra em desenvolvimento vegetativo e reprodutivo serão favorecidos, mas haverá restrição para a semeadura e o desenvolvimento das lavouras na BA, PI e MA.

CO: Há previsão de chuvas em toda região. Os maiores volumes deverão ocorrer na região Sul de GO, Norte, Nordeste e Sudeste de MT e Noroeste e Norte de MS, com acumulados de até 70 mm. Estas precipitações serão favoráveis para os cultivos de primeira safra, especialmente para as lavouras em fases reprodutivas.

SE: Há previsão de chuvas em todos os estados, principalmente em MG, RJ e Sul do ES. Os acumulados poderão ser de até 150 mm em regiões de MG, RJ e ES e 50 mm em SP. As precipitações irão proporcionar melhores condições para o desenvolvimento vegetativo e reprodutivo dos cultivos de primeira safra.

S: São previstas chuvas em todos os estados, com destaque para o Centro-Sul do PR, boa parte de SC e Centro-Norte do RS. Os acumulados de chuva, entre 40 e 60 mm, podem prejudicar a conclusão da semeadura do arroz no RS, o início da colheita do feijão primeira safra e beneficiará o desenvolvimento dos demais cultivos de primeira safra.

Fonte: Conab



 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.