Previsão Agrometeorológica* (28/03/2022 a 04/04/2022)

N-NE: São previstos maiores acumulados de chuva no Leste do AM e grande parte do PA, entre 80 e 200 mm. No AP e RO, os volumes não ultrapassarão 80 mm e, em RR, ficarão abaixo de 40 mm. Destaques de maiores acumulados para o CE, Norte do PI e o MA, podendo chegar a 200 mm. No MATOPIBA os acumulados previstos poderão variar entre 30 e 200 mm, com exceção do Oeste da BA, onde a precipitação deverá ser menor que 10 mm. A umidade no solo deve reduzir no Oeste da BA, mas continuará suficiente para o desenvolvimento das lavouras na maior parte da região.

CO: Os volumes de chuva estão previstos entre 80 e 200 mm no Norte e Sudeste de MT, enquanto em MS e grande parte de GO não deverão passar de 60 mm. Os baixos volumes de chuva e as altas temperaturas reduzirão a umidade no solo no Leste de GO, podendo causar restrição ao desenvolvimento vegetativo e floração do milho 2ª safra. Nas demais regiões, as condições continuarão favoráveis.

SE: A previsão indica volumes de chuva significativos na faixa Leste de SP e grande parte do RJ, chegando a 200 mm. Em SP, Sul de MG e Triângulo Mineiro, os volumes de chuva deverão ficar abaixo de 60 mm. Na porção Norte do ES, em grande parte do Centro-Norte e Leste de MG, são previstos acumulados abaixo de 20 mm, com possibilidade de redução da umidade do solo e restrição para a 2ª safra. Nas demais regiões, as condições serão favoráveis para o manejo e o desenvolvimento dos grãos, da colheita da cana-deaçúcar e do café.

S: Os maiores volumes de chuva, entre 60 e 150 mm, são previstos na porção Norte do RS. Nas demais regiões, os acumulados não deverão ultrapassar os 60 mm. As chuvas serão favoráveis à manutenção da umidade no solo e às lavouras que se encontram em desenvolvimento vegetativo e enchimento de grãos. No entanto, poderão causar interrupções nas operações de colheita do milho 1ª safra e da soja

Sitação das lavouras

75,8% colhido. No RS, a colheita avança com produtividades abaixo do estimado. As chuvas de março favoreceram apenas as lavouras mais tardias. No PR, a colheita caminha para o final das operações e as produtividades mantémse baixas devido à estiagem. Em SP, a chuva reduziu o ritmo da colheita na última semana.

Em MG, tem-se obtido boas produtividades conforme a colheita avança. Em GO, o tempo seco favoreceu o avanço da colheita, com boas produtividades em todo o estado. Em MS, a
colheita alcançou 97% da área. Em MT, a colheita avança para o final e se mantém as boas produtividades. Na BA, a colheita avança no Extremo-Oeste, com boas produtividades e boa qualidade dos grãos. No TO, as chuvas atrasam a colheita.

No MA, lavouras em ótimas condições, com colheita próxima do fim no Sul do estado.

Colheita

As atividades avançam no país, a colheita chega a 75,8%, um avanço de 5.2 p.p comparado aos 63.1% da semana passada. O estado mais avançado continua sendo o Mato Grosso, que esta na reta final das atividades de colheita com 99,4% da área colhida. O segundo colocado é o Mato Grosso do Sul com 97%, seguido de Goias com 95%. A Rio Grande do Sul é o estado mais atrasado com 14% da área colhida.



Redação: Equipe Mais Soja, com informações Conab.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.