Previsão Agrometeorológica* (04/04/2022 a 11/04/2022)
N-NE: Os maiores acumulados de chuva ocorrerão em parte do PA, metade Norte do MA, Centro-Norte do PI e Centro-Sul do CE, com volumes entre 80 e 150 mm. Na faixa Leste da região Nordeste, os volumes não ultrapassarão 10 mm. No Matopiba os acumulados previstos deverão variar entre 10 e 80 mm em TO e no Sul do MA. No Sudoeste do PI e no Oeste da BA as precipitações devem ficar abaixo de 10 mm. Mesmo com a redução no volume de chuvas, a umidade no solo será suficiente para a manutenção das lavouras na maior parte do Matopiba, com exceção de parte do Oeste Baiano.
CO: São previstos menores volumes de chuva, que não deverão ultrapassar os 50 mm, favorecendo a finalização da colheita da soja. Na maior parte da região, as chuvas serão suficientes para a manutenção da umidade no solo e o desenvolvimento do algodão e do milho 2ª safra. Poderá haver restrição, principalmente, no Leste de GO, devido à baixa umidade do solo e não há previsão de chuva.
SE: Há previsão de chuvas na faixa Leste de SP, Sul de MG, no RJ e Sul do ES, chegando a 50 mm em algumas localidades. Na maior parte do ES e de MG, os baixos volumes de chuvas previstos, menor que 10 mm, irão condicionar à persistência da baixa umidade no solo. Com exceção dessas regiões e do Noroeste de SP, onde há restrição hídrica, as condições serão favoráveis para o manejo e o desenvolvimento das lavouras de grãos, cana-de-açúcar e café nas demais regiões.
S: Volumes de chuva significativos são previstos, entre 70 e 200 mm, no Centro-Norte do RS e do Oeste até o Sul de SC, poderão reduzir o ritmo da colheita da soja e do milho 1ª safra. Nas demais áreas da região, não estão previstos acumulados de chuva que ultrapassem os 50 mm, mas favorecerá a manutenção da umidade no solo, o desenvolvimento do milho e do feijão 2ª safras, além de lavouras de milho 1ª safra e soja em enchimento de grãos.
Situação das lavouras
81,2% colhido. Em MT, a colheita aproxima-se do fim, com excelentes rendimentos. Em MS, restam poucas áreas a serem colhidas, com redução da produção. Em GO, a colheita está finalizando com excelentes produtividades e qualidade dos grãos.
No RS, 19% das áreas estão colhidas. As chuvas tem prejudicado as operações de colheita e as lavouras estão amadurecendo de forma desuniforme. Em SC, 70% da área está colhida e observa-se rendimentos diferenciados entre as regiões. Em MG, a colheita está quase concluída e há melhores produtividade nas lavouras de ciclo médio e tardio.
No TO, 93% da área foi colhida e as boas produtividades prevalecem. No PI, a colheita avança com problemas pontuais devido às chuvas. Na BA, as condições climáticas são favoráveis aos trabalhos de campo. No MA, as lavouras continuam em boas condições.
Colheita
As atividades avançam no país, a colheita chega a 81,2%, um avanço de 5.4 p.p comparado aos 75.8% da semana passada. Os três estados mais avançados ja estão na reta final e todos ja colheram mais que 95% da área semeada. O mais avançado segue sendo o Mato Grosso, com 99,6% da área colhida. O segundo colocado é o Mato Grosso do Sul com 99%, seguido de Goias com 98%. O Rio Grande do Sul é o estado mais atrasado com apenas 19% da área colhida.
Redação: Equipe Mais Soja, com informações Conab.