“Uma boa lavoura começa por uma boa semente”, a semente é o principal insumo da lavoura, ela define o estabelecimento e uniformidade do estande de plantas e está diretamente relacionada a produtividade de uma cultura.

Veja também: O que é qualidade de sementes e por que ela é tão importante?

Dentre os atributos que uma sementes deve conter, o vigor de sementes em conjunto com a germinação de sementes são uns dos atributos mais importantes. Segundo KRZYZANOWSKI & FRANÇA-NETO (2001), o vigor de sementes é o inverso da deterioração de sementes, estando diretamente relacionado com a velocidade de germinação, contudo ainda não se tem uma clareza geral quanto ao vigor de sementes, sendo possível encontrar vários conceitos sobre o tema na literatura.

Confira aqui: Conceituação do vigor de sementes em seus múltiplos aspectos

Segundo ABATI et al (2017), a utilização de sementes de alto vigor ajuda no estabelecimento da lavoura, possibilitando maior uniformidade de plantas e consequentemente interferindo na produtividade do trigo.

Em entrevista ao Canal de Notícias do Instituto Federal Farroupilha (IFF) o professor Ricardo Paraginski do IFF, destaca que o vigor de sementes está diretamente relacionado com a produtividade do trigo, segundo ele, as sementes com alto vigor tendem a apresentar maior número de espigas impactando positivamente na produtividade da cultura. Ricardo ainda destaca que lavouras de trigo de alto vigor apresentam em média 11% a mais de produtividade quando comparadas a lavouras de baixo vigor.

Tanto a afirmação feita pelo professor Ricardo do aumento do número de espigas quando do aumento de produtividade do trigo em função da utilização de sementes de alto vigor são comprovadas por HENNING et al. (2019), onde os autores avaliaram “Os componentes de produção do trigo em razão do vigor de sementes e da densidade de semeadura” em trabalho intitulado “Vigor de semente e densidade de semeadura na cultura do trigo em diferentes ambientes de produção do Paraná”. Você pode conferir este trabalho na íntegra clicando aqui. 

Nas figuras 1 e 2, é possível visualizar a importância do vigor de sementes no número de espigas e produtividade do trigo respectivamente.

Figura 1. Número de espigas.m-2 no estádio de espigamento (pré-florescimento) do trigo em função do nível de vigor de semente. Médias de quatro cultivares: BRS Sabiá, CD 150, BRS Gaivota e BRS Gralha-azul, cultivadas na safra 2014 em Londrina e Ponta Grossa.

Adaptado: HENNING et al. (2019).

Figura 2. Produtividade (kg.ha-1) de trigo em função do nível de vigor de semente. Médias de quatro cultivares: BRS Sabiá, CD 150, BRS Gaivota e BRS Gralha-azul, cultivadas na safra 2014 em Londrina e Ponta Grossa.

Adaptado: HENNING et al. (2019).

Segundo HENNING et al. (2019), além de impactar positivamente na produtividade do trigo, o uso de sementes de alto vigor desempenha papel fundamental na minimização das falhas de estande, melhorando o estabelecimento da cultura no campo, fato nítido que pode ser observado na figura 3. Além disso, a utilização de sementes de alto vigor possibilita o incremento na produtividade do trigo, auxiliando o produtor a alcançar boas produtividades.

Figura 3. Parcelas de trigo de mesma cultivar, com os mesmos tratos culturais, no início do perfilhamento. A esquerda (a) parcela com sementes de alto vigor, a direita (b), parcela com sementes de baixo vigor. Parcelas conduzidas na safra 2014.

Fonte: HENNING et al. (2019).

A utilização de sementes de alta qualidade constitui papel fundamental na busca por altas produtividades de uma cultura. O vigor de sementes assim como a germinação merece atenção quanto a escolha dos lotes de sementes, sendo fundamental que o lote além de alta germinação contenha alto vigor.

Referências:

ABATI, J. SEEDLING EMERGENCE AND YIELD PERFORMANCE OF WHEAT CULTIVARS DEPENDING ON SEED VIGOR AND SOWING DENSITY. Journal of Seed Science, 2017.

KRZYZANOWSKI, A. C.; FRANÇA-NETO, J. B., Vigor de Sementes. Informativo ABRATES, v.11, n.3, dez., 2001

HENNING, F. A. et al. VIGOR DE SEMENTE E DENSIDADE DE SEMEADURA NA CULTURA DO TRIGO EM DIFERENTES AMBIENTES DE PRODUÇÃO DO PARANÁ. Embrapa, Documentos, n. 425, dez. 2019. Confira clicando aqui.

ESCOLHA DO CULTIVAR, DENSIDADE DE SEMEADURA E DO TRATAMENTO DE SEMENTES INFLUENCIAM NA PRODUTIVIDADE DE GRÃOS DE TRIGO. Instituto Federal Farroupilha. Disponível em: < https://iffarroupilha.edu.br/noticias-sau/item/11785-escolha-do-cultivar,-densidade-de-semeadura-e-do-tratamento-de-sementes-influenciam-na-produtividade-de-gr%C3%A3os-de-trigo> acesso em: 20/05/2020.

Redação: Maurício Siqueira dos Santos – Eng. Agrônomo, equipe Mais Soja.

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.