A genética da cultivar é um dos fatores determinantes para a obtenção de altas produtividades de soja, entretanto, além da escolha da cultivar, o período de semeadura é e suma importância para o sucesso produtivo.

A semeadura da soja safra 2021/2022 se aproxima e para reduzir o risco de perdas em função de características climáticas, o posicionamento das cultivares de forma correta é imprescindível. Visando auxiliar técnicos e produtores no posicionamento de cultivares frente a época de semeadura, foi desenvolvido o Programa Nacional de Zoneamento Agrícola de Risco Climático.

O Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC), proporciona a indicação de datas ou períodos de plantio/semeadura por cultura e por município, considerando as características do clima, o tipo de solo e ciclo de cultivares, de forma a evitar que adversidades climáticas coincidam com as fases mais sensíveis das culturas, minimizando as perdas agrícolas (Embrapa).



No Rio Grande do Sul, os municípios com aptidão ao cultivo da soja então compreendidos em Macrorregiões sojícolas e respectivas regiões edafoclimáticas, as quais podem ser consultadas clicando aqui!

Além de ser empregadas no ZARC, as regiões edafoclimáticas também são frequentemente utilizadas no posicionamento de cultivares de soja frente a distribuição do grupo de maturidade relativa (GMR).

Figura 1.  Distribuição dos grupos de maturidade relativa de cultivares de soja no Brasil, em função da latitude.

Fonte: Fundação Meridional de Apoio à Pesquisa Agropecuária

Como visto anteriormente, a recomendação da data de semeadura para a cultura da soja irá depender de fatores como cultivar, características de clima e solo. O período recomendado para semeadura da soja, independente da região de cultivo pode observado mediante consulta ao ZARC. Dessa forma, o Zoneamento Agrícola de Risco Climático pode ser considerado uma ferramenta fundamental para evitar perdas de produtividade e minimizar riscos, estando prontamente disponível para consulta pública.

Para consultar o período recomendado de semeadura da soja para sua região de cultivo e cultivar utilizada no RS na safra 2021/2022, clique aqui e confira as recomendações técnicas presentes no ZARC.

Referências:

EMBRAPA. ZONEAMENTO AGRÍCOLA DE RISCO CLIMÁTICO. Embrapa, Soluções Tecnológicas. Disponível em: < https://www.embrapa.br/busca-de-solucoes-tecnologicas/-/produto-servico/3933/zoneamento-agricola-de-risco-climatico—zarc >, acesso em: 20/09/2021.

FUNDAÇÃO MERIDIONAL DE APOIO À PESQUISA AGROPECUÁRIA. Indicação de cultivar por região edafoclimática. Disponível em: < http://www.fundacaomeridional.com.br/soja/regioes-edafoclimaticas >, acesso em: 20/09/2021.

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO. Rio Grande do Sul, Safra Vigente, 2021. Disponível em: < https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/riscos-seguro/programa-nacional-de-zoneamento-agricola-de-risco-climatico/portarias/safra-vigente/rio-grande-do-sul >, acesso em: 20/09/2021.

Acompanhe nosso site, siga nossas mídias sociais (SiteFacebookInstagramLinkedinCanal no YouTube

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.