FORUM – 23

O USDA divulgou em fevereiro de 2023 o Outlook Fórum 23, trazendo o primeiro balanço para a temporada 23/24 da soja nos EUA. A estimativa de área colhida apresentou aumento de 0,46% ante a safra passada, e ficou projetada em 35,09 milhões de ha. Com a maior área e o aumento na expectativa de rendimento, a produção foi projetada em 122,74 milhões de t (recorde para a série histórica), acréscimo de 5,47% no comparativo anual. Pelo lado da demanda, o consumo interno foi ampliado em 3,66% em relação à safra passada, estimado em 66,30 milhões de t, devido ao aumento na expectativa de esmagamento, que, por sua vez, é reflexo da maior demanda pelos subprodutos da soja. Por fim, os estoques finais exibiram alta de 28,92% no comparativo com a safra 22/23, projeção de 7,89 milhões de t, o maior no comparativo com as últimas três safras.

Confira os destaques do boletim:

DÓLAR CAI: devido à revisão do PIB americano, o mercado voltou a atenção à taxa de juros brasileira, o dólar exibiu recuo semanal de 0,59%.

PRÊMIO EM QUEDA: aumento do fluxo no porto devido à intensificação da colheita, o prêmio fechou ao preço médio de ₵US$ 6,67/bu, queda semanal de 14,53%.

CHICAGO SOBE: a situação climática na Argentina continua pautando a alta em Chicago, apresentando acréscimo de 0,58% em relação a semana passada.

Em jan/23, o custeio da soja para a safra 23/24 exibiu recuo no mês e a relação de troca com fertilizantes apresentou melhora no estado

O custeio para a temporada ficou previsto em R$ 4.630,18/ha, queda de 0,35% ante a dez/22. O recuo está atrelado à queda nos preços dos insumos, principalmente os cotados em dólar (devido à baixa da moeda no mês). Dessa forma, e com o preço da soja futura apresentando alta, a relação de troca dos principais fertilizantes Super Simples (SSP) e do MAP reduziu 2,05% e 0,98% ante a dez/22, respectivamente. Desse modo, para que o produtor consiga uma tonelada de SSP e MAP, é necessário entregar 16,67 e 32,65 sacas de soja, nesta ordem. Por fim, é importante ressaltar que nesta safra a relação de troca está mais favorável que o observado no mesmo período do ano passado. No entanto, a compra de insumos está atrasada em relação aos últimos dois anos, devido à maior capitalização do produtor (podendo aguardar melhores preços dos insumos) e a mudança de perfil no planejamento.

Fonte: IMEA



 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.