A cultura do arroz, de modo geral, segue beneficiada pelas condições climáticas do período.
Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Bagé, o clima seco, ensolarado e sem chuvas favoreceu a cultura. Devido às boas chuvas ocorridas na primavera, os reservatórios estão cheios, disponibilizando quantidade adequada de água para esta safra. Até o momento, não há relatos de problema em relação à falta de água. Os produtores realizam os tratos culturais de adubação em cobertura e manejo da irrigação.
Além disso, fazem o monitoramento e o controle de invasoras. Em Dom Pedrito, onde são cultivados 33 mil hectares, 65% das lavouras estão no período reprodutivo e 35%, em fase vegetativa.
Na de Pelotas, as condições climáticas foram favoráveis para o desenvolvimento das plantas, proporcionando boa radiação solar, dias sem nebulosidade nem chuvas, clima seco e elevação significativa das temperaturas durante o dia. A cultura se desenvolve bem, e predominam os estágios de florescimento e de enchimento de grãos. As áreas estão com irrigação a pleno, e os produtores rurais seguem monitorando a ocorrência de pragas ou doenças.
Na de Santa Maria, a cultura encontra-se em bom estado de desenvolvimento. A disponibilidade de água nos reservatórios é considerada satisfatória, superior ao observado nas últimas três safras agrícolas na região. O cultivo, no entanto, necessita de atenção especial por ocasião da colheita, pois ocorreram atrasos e necessidade de replantes em razão das frequentes e intensas chuvas, em novembro e dezembro. De modo geral, os manejos culturais, como presença de lâmina de água e tratos fitossanitários, têm apresentado respostas adequadas em virtude das condições climáticas favoráveis, proporcionando bom desenvolvimento da cultura, exceto em áreas de replante ou onde atrasou o plantio devido às enchentes e chuvas excessivas ocorridas em novembro de 2023.
Comercialização (saca de 50 quilos)
Conforme o levantamento semanal de preços realizados pela Emater/RS-Ascar, a saca de arroz apresentou redução de 2,58% em média, no Estado, passando de R$ 120,69 para R$ 117,58/sc.
Fonte: Emater/RS
Confira o boletim completo, clicando aqui.