11,1% colhido. No RS, as chuvas mantiveram a boa umidade do solo, mas há a reocupação por coincidirem com o florescimento, devido ao risco de doenças às estruturas reprodutivas. Produtores realizaram manejos preventivos e novos tratamentos devem ser realizados conforme as condições permitirem. A condição geral das lavouras segue boa.
No PR, as lavouras estão, principalmente, em enchimento de grãos e maturação, entretanto há aproximadamente 10% em desenvolvimento vegetativo. A falta de chuvas e altas temperaturas no Norte do estado afetaram a qualidade de alguns cultivos.
Em SC, a cultura apresentou bom desenvolvimento, favorecido pela alternância de períodos com chuva e alta radiação solar. Cerca de 90% das lavouras estão em estádios vegetativo e o restante em reprodutivo, com atenção voltada para doenças foliares e giberela. A safra segue dentro da normalidade, com expectativa positiva.
Em SP, a colheita está progredindo. Em MG, a colheita segue nas áreas irrigadas, cuja semeadura é tardia, com expectativa de incremento produtivo no Noroeste. Em GO, a colheita do irrigado avançou em bom ritmo, com bons resultados de produtividade e qualidade. A produtividade média encontrase acima da estimada inicialmente.
Em MS, a colheita ocorre na medida em que as lavouras atingem o ponto ideal de umidade e apresentam boa produtividade. Na BA, as lavouras seguem em bom desenvolvimento.
Previsão Agrometeorológica (08/09/2025 a 15/09/2025)
N-NE: Os maiores volumes de chuva são previstos no CentroOeste e Noroeste do AM e em RR. Menores acumulados podem ocorrer nas demais áreas do AM, no Oeste do AC e em áreas do PA, além da faixa leste do NE. No Sealba, a umidade no solo será suficiente para o feijão e o milho terceira safra ainda em enchimento de grãos, nas áreas próximas ao litoral,
mas, nas demais áreas, persistirá a restrição hídrica. Para as lavouras em maturação e colheita, no Sealba, e em parte da BA e no PA, as condições permanecerão favoráveis.
CO: A previsão é de tempo predominantemente quente e seco, favorecendo a maturação e a colheita dos cultivos de segunda e terceira safra e de inverno. No entanto, o risco de incêndios se manterá elevado. A umidade no solo será insuficiente para o início da semeadura da nova safra de verão, caso o manejo adotado seja o de sequeiro.
SE: A ausência de chuvas continuará prevalecendo, além de temperaturas dentro da normalidade, portanto as condições se manterão favoráveis para a maturação e a colheita dos cultivos de grãos, cana-de-açúcar e café. No entanto, a umidade relativa do ar mais baixa pode elevar o risco de incêndios. Baixos acumulados de chuva, em áreas do Leste de MG e do ES, poderão estimular floradas no café.
S: Há previsão de chuvas intensas, com ventos fortes e granizo, que poderão causar danos pontuais aos cultivos de inverno, entre segunda e terça-feira. Os maiores acumulados deverão ocorrer na metade Sul do RS. No entanto, a ausência de chuvas, a partir de quarta-feira, pode manter as condições favoráveis para o manejo e o desenvolvimento dos cultivos de inverno, além da semeadura do milho primeira safra, na maior parte da região.

Confira o Monitoramento Semanal das Condições das Lavouras de 08 de Setembro de 2025 completo, clicando aqui!
Fonte: Conab






