A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT) realizou, nos dias 05 e 06 de novembro, duas visitas técnicas de implantação do Programa Soja Legal. As atividades ocorreram em propriedades rurais dos municípios de Nova Xavantina e Querência, na região Leste de Mato Grosso, e contaram com a participação de representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e do Ministério da Fazenda, que acompanharam de perto a execução do programa e o comprometimento dos produtores com a sustentabilidade e a conformidade das propriedades rurais.

O coordenador-geral de Cooperativismo, Associativismo Rural e Agregação de Valor do MAPA, Nelson de Andrade Junior, destacou a importância da visita e o reconhecimento das boas práticas promovidas pela entidade.

“Nós somos da Coordenação Geral de Cooperativismo, Associativismo Rural e Agregação de Valor e cuidamos das boas práticas agrícolas, onde fazemos o reconhecimento dos programas, de associações, entidades ou empresas representativas do setor para práticas sustentáveis. E essa visita, ver a Aprosoja MT podendo validar um produtor e todos os seus requisitos para ter essa conformidade e essa sustentabilidade, traz uma importância significativa para o crescimento dos reconhecimentos de programas sustentáveis. Ver esse trabalho, a seriedade que ele tem, a conformidade de todos os itens inseridos dentro do programa e a riqueza de detalhes, é muito importante”, afirmou.

Segundo o representante do MAPA, a iniciativa reflete o esforço e o comprometimento dos produtores rurais.

“E por outro lado também vem a preocupação dos produtores em se adequar a esses programas. Há um investimento de tempo, dinheiro, de todos os produtores para que se adequem a isso. Nós ficamos muito surpresos, mas felizes, sabendo que existe esse movimento, que sempre existiu, mas hoje de uma forma estruturada para a produção, seja ela de qualquer cultura, de uma forma responsável e sustentável. É uma grande satisfação estar aqui hoje e conhecer esse modelo”, completou.

O conselheiro consultivo da Aprosoja MT e produtor no núcleo de Nova Xavantina, Endrigo Dalcin, que recebeu uma das implantações do programa em sua propriedade, reforçou o quanto o Soja Legal contribui para a credibilidade do setor.

“O programa Soja Legal é muito importante para os produtores, porque gera credibilidade e confiança ao nosso comprador e ao mercado sobre as informações que nós estamos prestando sobre as questões ambientais, trabalhistas e de sustentabilidade. Isso tudo, no futuro, pode gerar créditos e bônus. A Aprosoja MT acertou muito, os produtores que participam são aqueles que já têm melhorado suas propriedades ao longo do tempo e a gente vem coroando com uma fase maior desse programa agora”, destacou.

O subsecretário de Política Agrícola e Negócios Agroambientais da Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Francisco Erismá Albuquerque, também avaliou positivamente a visita e destacou a relevância do programa para o avanço das práticas sustentáveis no país.

“Eu gostaria de agradecer à Aprosoja MT por nos proporcionar essa grande oportunidade de conhecer in loco as medidas que estão sendo adotadas no âmbito do Programa Soja Legal. Às vezes, do escritório a gente não tem noção do que realmente o produtor tem que cumprir, os requisitos, as exigências para que ele tenha uma produção ambientalmente e socialmente sustentável.”

Ele ainda reforçou que a visita ocorreu em um momento oportuno, em meio às discussões sobre a nova Portaria Interministerial que trata do reconhecimento de programas sustentáveis.

“Conhecer as propriedades é uma coisa fantástica. Ainda mais nesse momento, que nós, do Governo, MAPA e Ministério da Fazenda, estamos trabalhando para a edição da Portaria Interministerial, que habilita as empresas de consultoria a darem pareceres para o desconto de 0,5% na taxa de juros nas operações de crédito rural. É muito bom saber que nós temos entidades preocupadas e trabalhando muito para que a sustentabilidade no campo seja prioridade nas propriedades de todo o Brasil”, disse.

Em Querência, onde outra etapa de implantação foi acompanhada, o produtor Osmar Frizzo destacou o valor do Soja Legal para orientar as melhorias dentro das propriedades.

“A relevância do programa é justamente porque o produtor tem acesso às informações e pode aplicar na propriedade. Muitas vezes fazemos as melhorias, mas com o Soja Legal podemos fazer de maneira mais adequada. A Aprosoja MT, está focando nisso e tem vindo agregar para o produtor, porque essas melhorias são fundamentais para que a propriedade fique realmente em harmonia com a questão ambiental, da legislação e trabalhista. O produtor quer isso e procura isso”, relatou o produtor. “Esse programa é fundamental e importante para que a nossa agricultura de Mato Grosso realmente fique como um modelo de agricultura para o mundo”, completou.

O Programa Soja Legal é uma iniciativa da Aprosoja MT que oferece diagnóstico e orientações técnicas aos produtores para garantir o cumprimento das legislações vigentes e a adoção de boas práticas nas propriedades rurais. A ação reforça o compromisso da entidade com a sustentabilidade, a responsabilidade social e o desenvolvimento contínuo das propriedades rurais mato-grossenses.

Fonte: Bruna Lima Brito Damasceno – Aprosoja MT



 

FONTE

Autor:Bruna Lima Brito Damasceno/Aprosoja MT

Site: Aprosoja MT

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.