Após uma semana de fortes chuvas na região central da Argentina, os agricultores vão retomar o plantio de trigo. Segundo a Bolsa de Comércio de Rosário (BCR), a expectativa é de que sejam plantados 7 milhões de hectares, a maior área desde 2001. Na safra 2019/20 a área cresceria 540K hectares ou 8% em relação à campanha 2018/19, quando 6,46 milhões hectares foram plantados.
Analistas da BCR acreditam que o aumento dos preços no mercado internacional e o bom estado das águas do solo nas principais áreas do país farão com que os agricultores cumpram o plano de plantação anterior. Se atingir o rendimento médio nos últimos cinco anos, ou seja, 3,2 toneladas por hectare, a safra nacional poderá atingir um novo recorde em torno de 22 milhões de toneladas.
No dia 13 de junho, a área de trigo plantada alcançou 36% da intenção total, informou a Bolsa de Cereais de Buenos Aires (BCBA) em seu relatório semanal. Esse percentual está 2% acima dos recordes históricos, mas as chuvas nos dias seguintes podem atrasar o ritmo de plantio.
Enquanto isso, o fato otimista é que as chuvas garantirão um bom plantio no sudeste da província de Buenos Aires, a região mais relevante tanto na área quanto na qualidade do grão. O gabinete-chefe da Agroindústria Santiago del Solar concorda com a opinião de que uma safra recorde poderia ser alcançada nesta temporada, apesar da incerteza de um ano eleitoral trazer para os agricultores.
Fonte: Adaptada de eFarmNewsAr