Com uma participação de 49% no mercado mundial de óleo e farinha de soja, há 20 anos a Argentina lidera as exportações dessas especialidades. Alinhada às novas demandas dos consumidores que preferem produtos com características mais saudáveis, uma equipe de pesquisadores do INTA-Conicet e Embrapa – Brasil – estuda como o ambiente influencia a composição nutricional da soja, a cultura mais plantada em todo o país. .
Durante o crescimento da cultura, o ambiente exerce uma influência significativa na expressão de características que contribuem para o peso da soja e determinam seu valor industrial e / ou nutricional. Nesse momento, segundo Carrera, a radiação solar interceptada é um dos fatores mais influentes e, no entanto, tem sido pouco estudado, principalmente em relação aos atributos que definem a qualidade química da soja.
“Nossa pesquisa está focada em quantificar quais os efeitos da radiação solar interceptada sobre o peso de grãos, proteínas, óleo, ácidos graxos insaturados e isoflavonóides”, disse Carrera e acrescentou: “Com essas informações, podemos contribuir para o planejamento de práticas. gestão para melhorar o rendimento das culturas e obter produtos com qualidade específica e diferencial ”.
Em um ensaio realizado no campo da estação experimental INTA Manfredi em Córdoba, a equipe de trabalho liderada por Carrera determinou que uma leve intensidade de desfolhamento de 33% (o que representava apenas uma redução de 4% na radiação solar interceptada), independentemente do momento da ocorrência no enchimento dos grãos, não afetou o peso dos grãos, o conteúdo e a concentração de proteínas e óleos, nem os níveis de isoflavonóides.
No entanto, a qualidade do óleo foi afetada em termos dos principais ácidos graxos que o compõem, diminuindo a concentração de oleico e aumentando a de linoleico.
“Esses resultados, juntamente com a identificação da radiação fotossinteticamente ativa interceptada, podem ser integrados para otimizar o manejo das culturas em ambientes onde a capacidade fotossintética das folhas (fonte de assimilados) pode ser comprometida e, com isso, a produtividade e a qualidade final dos grãos” , concluiu o pesquisador do INTA e Conicet.
Fonte: Inta Argentina