A intensificação das chuvas nos últimos dias em grande parte do Rio Grande do Sul elevou a umidade do solo na maioria das regiões de cultivo. Em contrapartida, a redução da temperatura média do ar pode influenciar na formação de geadas tardia, afetando negativamente culturas sensíveis no campo.
Com relação a ocorrência dos fenômenos ENSO (El Niño e La Niña), de acordo com as análises climáticas, até o presente momento ainda vivenciamos uma condição de neutralidade, entretanto, com circunstancias que indicam um resfriamento mais intenso em algumas regiões da superfície do Pacífico Equatorial, indicando uma tendência da ocorrência do La Niña, conforme demonstrado por alguns modelos climatológicos (figura 1), pelo menos, até o trimestre Dezembro/Janeiro/Fevereiro (figura 2).
Figura 1. Modelos de previsão da ocorrência dos fenômenos ENOS para Setembro de 2025.

Figura 2. Previsão oficial de probabilidade do CPC ENSO. Setembro de 2025.

Ainda que as projeções relacionadas a ocorrência dos fenômenos ENSO se concretizem, a intensidade desses fenômenos ainda é incerta, contudo, ao que tudo indica, pode-se tratar de fenômenos de baixa intensidade, mas que podem influenciar no volume de chuvas para o Rio Grande do Sul. Com base nas previsões probabilísticas para o trimestre Outubro/Novembro/Dezembro, há uma probabilidade da ocorrência de chuvas ligeiramente abaixo da média para o período.
Figura 3. Previsão de precipitações para o trimestre Outubro/Novembro/Dezembro. Atualização – Setembro/2025.

Confira abaixo as atualizações climáticas trazidas por Bárbara Sentelhas em mais um ClimaCast – RTC.
Inscreva-se agora no canal Rede Técnica Cooperativa – RTC clicando aqui!
INMET. CLIMA. 2025. Disponível em: < https://clima.inmet.gov.br/progp/0 >, acesso em: 24/09/2025.
IRI. PREVISÃO ENSO. Columbia Climate School: International Research Institute For Climate And Society, 2025. Disponível em: < https://iri.columbia.edu/our-expertise/climate/forecasts/enso/current/ >, acesso em: 24/09/2025.





