O trabalho dos autores José Roberto Chaves Neto, Renato Carnellosso Guerra, Ricardo Boscaini, Nívea Raquel Ledur, Maurivan Travessini e Ivan Francisco Dressler da Costa, publicado na Revista Cultura Agronômica, disponível para acesso completo aqui, objetivou avaliar a influência do sistema de semeadura e da aplicação foliar de fungicida sobre a produtividade e qualidade sanitária de grãos de milho.

O milho é uma das mais importantes culturas do mundo, sendo as doenças um dos fatores importantes que limitam a produção e o rendimento do milho. Neste trabalho foram utilizados dois híbridos de milho (BG7051H e BG7060HR), estes que diferem com relação a tolerância a doenças relacionadas aos grãos, onde o híbrido BG7051H é susceptível e o híbrido BG7060HR como moderadamente resistente.

A área do experimento foi dividida e metade realizada em sistema de semeadura direta e metade em sistema de semeadura convencional.

A aplicação foliar dos fungicidas foi realizada no estádio fenológico de V8 (oito folhas completamente desenvolvidas), aproximadamente 60 dias após a emergência.

Os fungicidas avaliados foram:

Tabela 1. Ingredientes ativos e doses.

Fonte: Adaptada do artigo original citado no primeiro parágrafo



Os resultados observados indicaram que:

Tabela 2. Resumo da análise de variância e valores médios de grãos ardidos (GA – %), porcentagem de incidência e percentual de eficácia dos tratamentos no controle dos fungos Penicillium sp., e Aspergillus sp. e produtividade (PROD – kg ha¹ ) de grãos de milho envolvendo dois sistemas de semeadura (direta e convencional).

Adaptada do original

Médias seguidas de mesmas letras na coluna não diferem estatisticamente entre si pelo Teste de Tukey, em nível de significância de 5%. (1) Teste F, (2) Eficácia dos tratamentos. * significativo a 5% e (NS) não significativo.

Resultados observados, com base na Tabela 2, mostram que:

  • De modo geral, a porcentagem de grãos ardidos foi maior no sistema de semeadura direta, menor no híbrido BG7060HR e quando utilizado os fungicidas dos princípios ativos Azoxistrobina + Benzovindiflupir e Piraclostrobina + Epoxiconazol;
  • Há influência do sistema de semeadura, do híbrido, e da aplicação de fungicidas sobre a infecção dos fungos causadores de podridões de espigas. Entre os sistemas de semeaduras, a semeadura direta favorece a incidência de Aspergillus sp. ao passo de que a semeadura convencional não interfere na incidência do fungo Penicillium sp.
  • O híbrido BG7060HR apresentou menor incidência dos fungos Penicillium sp. e Aspergillus sp. O uso do fungicida Azoxistrobina + Benzovindiflupir , quando aplicado via foliar, resultou em uma menor incidência do fungo Penicillium sp.
  • O uso dos princípios ativos dos fungicidas Piraclostrobina + Epoxiconazol, Picoxistrobina + Ciproconazole e Azoxistrobina + Benzovindiflupir reduziram a incidência do fungo Aspergillus sp.
  • A produtividade de grãos foi influenciada apenas pelo fator tratamento (aplicaçãom de fungicidas), sendo mais pronunciada quando utilizado o fungicida Azoxistrobina + Benzovindiflupir.

Assim medidas como o emprego de híbridos resistentes a doenças de grãos, a prática da rotação de cultura, a racionalização da irrigação e a aplicação na dose e época correta de fungicidas, são premissas básicas e importantes doenças no milho.

Fique por dentro também  dos Efeito de diferentes fungicidas no controle de doenças foliares na cultura do milho cultivado em condições de campo na região dos Chapadões, acesse aqui e confira!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.