A incorporação de novas tecnologias no campo agrícola permite melhores decisões a serem tomadas e maior otimização das práticas agrícolas. Por esse motivo, uma equipe de pesquisadores do INTA, Hilario Ascasubi – Buenos Aires -, desenvolveu o Campero, um aplicativo gratuito desenvolvido para dispositivos móveis, focado na calibração de plantadeiras.
Juan Pablo D´Amico, especialista em INTA Hilario Ascasubi e um dos criadores do novo aplicativo, destacou a importância do uso deste tipo de ferramenta: “Eles são de grande ajuda na configuração correta do equipamento e permitem visualizar aspectos críticos do trabalho para melhorar ou corrigir”.
A implementação de eletrônicos, software, geolocalização, mecatrônica, juntamente com o desenvolvimento de aplicativos móveis para gerenciar e controlar o trabalho agrícola são hoje uma realidade e, além disso, fazem parte do universo de novas tecnologias aplicadas à agricultura.
Nesse sentido, D´Amico indicou que “o projeto e desenvolvimento do Campero estava focado em poder calcular os principais parâmetros operacionais e verificar os benefícios para tornar cada etapa do processo o mais eficiente possível”.

A adoção de máquinas e ferramentas de precisão é cada vez mais comum, não apenas pela eficiência no uso dos produtos, mas também pelas consideráveis economias em suprimentos que eles fornecem.
“Utilizando a aplicação e definindo os parâmetros do trabalho, é possível calcular a densidade de plantio expressa em diferentes unidades de interesse agronômico, nas distribuições de grão único e de gotejamento, para plantio plano, sulco e prancha ou canteiro”, indicou o Especialista do INTA e acrescentou: “Também é possível determinar os benefícios de dosagem, fertilizantes, uniformidade transversal e distribuição na linha de plantio”.
Além de poder calcular o requisito de entrada para uma determinada tarefa, o aplicativo permite armazenar e compartilhar cada um dos relatórios gerados. Uma vez instalado, seu funcionamento não requer conectividade.
Na INTA, a precisão define tendências e exemplos são abundantes. De fato, o Campero INTA é precedido por aplicações como Criollo – para manuseio de pulverizadores -, Criollo Atomizers – para calibrar pulverizadores hidropneumáticos – e Criollo Mochilas – para verificar e calcular as misturas das mochilas de pulverização -.

Funcionamento
Uma vez selecionado o tipo de distribuição (trickle ou monograin) e o sistema (plano, sulco ou prancha), o Campero permite calcular a densidade de plantio e expressá-la em diferentes unidades de interesse agronômico, como sementes por hectare, plantas por hectare e distância entre sementes. , entre outras. Para isso, o usuário deve inserir informações de sementes como mil peso, PG, pureza e uma estimativa da eficiência da implantação.
Para o controle da densidade de plantio, “Campero permite a entrada da quantidade de sementes coletadas por linha, realiza um diagnóstico rápido linha por linha e calcula a diferença com a densidade teórica. Este utilitário de verificação também é aplicado para fertilização lateral e em linha”, explicou o especialista do INTA.
No caso de semeaduras monograínicas, o aplicativo permite que o usuário calcule os índices Aceitável, Falha e Duplicação, localizando o espaçamento entre as sementes observadas na linha de semeadura em cada faixa correspondente.
Uma vez estabelecidas a densidade de plantio e as doses de fertilização, este novo aplicativo permite calcular a quantidade de insumos necessários para o trabalho. Para isso, o lote deve ser identificado, a superfície deve ser indicada e a apresentação de cada produto (contêiner ou granel) deve ser selecionada.
As informações geradas em cada etapa podem ser compiladas em uma em um relatório geral, armazenado no smartphone e compartilhado por e-mail ou redes sociais.

Fonte: INTA Informa