A implantação de arroz irrigado no Estado se aproxima do fim, e restam a semear menos de 20% da área total. As precipitações ocorridas no início de novembro, embora tenham restabelecido a umidade dos solos e favorecido a regularização da lâmina d’água nos sistemas de irrigação, limitaram o ritmo das operações de semeadura em função da saturação hídrica e da reduzida trafegabilidade do maquinário.

As lavouras estão em fase de desenvolvimento vegetativo. O estande está uniforme, e as plantas com bom vigor, reflexo de adequada germinação e emergência. As condições de umidade e temperatura estão dentro dos padrões normais para o desenvolvimento inicial da cultura, tanto nos sistemas de pré-germinado quanto de semeadura em solo seco.

De modo geral, o plantio segue em ritmo normal para a época, dentro do período recomendado pelo ZARC, que se estende até dezembro.

A área a ser cultivada está estimada em 920.081 hectares (IRGA). A produtividade está estimada pela Emater/RS-Ascar em 8. 52 g/ha.

Na região administrativa da Emater/RS Ascar de Bagé, a semeadura ultrapassa 5% da área prevista, embora as chuvas do período tenham reduzido o número de dias efetivos para a operação. Em alguns municípios, observa-se atraso, como em São Borja, onde apenas 50% da área estimada foi semeada até o momento.

Na de Pelotas, a semeadura está praticamente concluída, atingindo 97%. As lavouras apresentam desenvolvimento considerado normal. As chuvas ocorridas ocasionaram paralisações pontuais nas atividades, e restam pequenas áreas por semear. Assim que as condições de solo se estabilizarem, o plantio deve ser finalizado.

Na de Porto Alegre, a semeadura segue em ritmo adequado, chegando a 85%. As condições de umidade estão favoráveis, e os cultivos apresentam desenvolvimento vegetativo uniforme. A expectativa é de conclusão do plantio dentro da janela ideal, sem maiores intercorrências.

Na de Soledade, a semeadura atingiu 0%, e os cultivos apresentam bom desempenho inicial. As fortes chuvas de 0 /11 provocaram alagamentos temporários em áreas planas, interrompendo as atividades e atrasando pontualmente a retomada do plantio. O desenvolvimento das áreas implantadas está adequado, e a semeadura segue dentro do calendário recomendado pelo ZARC, cujo período se estende de setembro a dezembro, conforme o grupo de cultivares.

Comercialização (saca de 60 quilos)

O valor médio, de acordo com o levantamento semanal de preços da Emater/RS-Ascar no Estado, reduziu 1,41 %, quando comparado à semana anterior, passando de R$ 5 ,45 para R$ 57,45.

Confira o Informativo Conjuntural n° 1993 completo, clicando aqui!

Fonte: Emater RS



 

FONTE

Autor:Informativo Conjuntural 1893

Site: Emater RS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.