A redução na frequência e no volume de chuvas, no início de novembro, propiciou condições favoráveis para a semeadura do arroz ao diminuir significativamente a umidade nos talhões, permitindo que o plantio fosse realizado em condições próximas ao ideal.

Para as lavouras já estabelecidas, as condições climáticas, caracterizadas por temperaturas elevadas durante o dia, dias ensolarados e maior duração das horas de luz, têm favorecido o desenvolvimento vegetativo das plantas. O crescimento das lavouras segue conforme o esperado, dentro dos parâmetros normais para a fase atual do ciclo. Além disso, as condições também têm favorecido o manejo cultural, como o controle de plantas invasoras e a aplicação de adubação nitrogenada, o que contribui para a diminuição da competição e o bom desenvolvimento vegetativo.

O Instituto Rio Grandense de Arroz (IRGA) projeta área de 948.356 hectares cultivados. A Emater/RS-Ascar estima produtividade de 8.478 kg/ha.

Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Bagé, registrou-se um avanço significativo na semeadura e nos tratos culturais das lavouras já estabelecidas. No município de Bagé, as primeiras lavouras semeadas apresentam bom estabelecimento, mas os produtores estão preocupados com as baixas temperaturas recentes.

Na Fronteira Oeste, os produtores aproveitaram as condições para continuar a semeadura e realizar o manejo de herbicidas para o controle de ervas daninhas. As condições climáticas mais quentes e secas favoreceram o andamento do plantio, que se aproxima da conclusão.

Na de Pelotas, a semeadura prosseguiu em ritmo intenso. A ocorrência de chuvas, nos dias 06 e 07/11, paralisou as atividades apenas nas áreas onde os acumulados superaram 10 mm. Cerca de 80% da área prevista para o cultivo foi semeada, enquanto, no mesmo período de 2023, 93% da área planejada já havia sido implantada.

Na de Soledade, a semeadura alcançou 75% da área planejada. As chuvas, pouco intensas na região produtora, têm favorecido tanto o avanço da semeadura quanto os tratos culturais, como o controle de plantas invasoras e a adubação nitrogenada em cobertura. As condições climáticas favoráveis, que permitem o bom estabelecimento da cultura, geram expectativas otimistas para a safra, especialmente se comparada à anterior, quando a semeadura foi prejudicada pelas frequentes chuvas. O controle de plantas invasoras em pósemergência e a adubação nitrogenada em cobertura foram realizados nas áreas com arroz pré-germinado.

Comercialização (saca de 60 quilos)

O valor médio, de acordo com o levantamento semanal de preços da Emater/RS-Ascar no Estado, teve queda de 3,30%, quando comparado à semana anterior, passando de R$ 116,43 para R$ 112,59.

Confira o Informativo Conjuntural n° 1841 completo, clicando aqui!

FonteEmater RS



 

FONTE

Autor:Informativo Conjuntural 1841

Site: EMATER/RS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.