Já vimos que os atributos de qualidade das sementes são divididos em: genéticos, físicos, fisiológicos e sanitários. Hoje, vamos ver sobre os atributos de qualidade sanitária da semente. Muitos fatores podem interferir na germinação das sementes, e um deles é a sanidade das sementes.

Mancha púrpura na semente de soja, causada pelo fungo cercospora (Cercospora kikuchii). Fonte: Agrolink.

As sementes utilizadas para propagação devem ser sadias e livres de patógenos. A sanidade da semente é considerada um fator intrínseco, mesmo sendo causada por agentes externos. Isso porque, a associação entre a semente e o microrganismo pode ocorrer durante o desenvolvimento vegetativo ou reprodutivo das plantas.

Sementes infectadas por doenças, podem não apresentar viabilidade ou serem de baixo vigor.

Sementes e plântulas de soja atacadas por antracnose. Fonte: Stheffani Lucca dos Santos, 2019 (AZ Agronômico).

A antracnose é uma doença que, o uso de sementes infectadas contribui para maior ocorrência da doença, principalmente de sementes que vieram de lavouras com colheita atrasada, devido a chuva.

A semente é um bom veículo para distribuição e disseminação de patógenos. Praticamente, todas as plantas que possuem reprodução sexuada (sementes), são capazes de transmitir doenças devido a presença de patógenos nas sementes.

A mancha-parda da folha em soja, por exemplo, tem como primeira ocorrência as sementes infectadas.

Sintomas de mancha-parda nas folhas.

Fonte: Manual de identificação das doenças da soja.

Os patógenos transmitidos pela semente podem ser bactérias, fungos, nematoides e vírus. Entretanto, os fungos são os mais frequentes. O míldio da soja, é causado pelo fungo Peronospora manshurica, e é introduzido nas lavouras por sementes infectadas e ventos.

Sintomas de míldio nas folhas. Fonte: Manual de identificação das doenças da soja.

Algumas doenças são conhecidas por DFCs, ou seja, doenças de final ciclo. Na cultura da soja as DFCs mais comuns são:

  • Cercospora kikuchii: crestamento foliar de cercospora;
  • Septoria glycines: mancha-parda da folha;
  • Colletotrichum truncatum: antracnose;
  • Cercospora sojina: mancha olho de rã.

O mosaico comum da soja é uma virose, que tem como agente causal o Soybean Mosaic Virus (SMV), e sua disseminação ocorre por sementes infectadas e pulgões

Sementes com manchas no tegumento (SMV). 

Fonte: Manual de identificação das doenças da soja.

Como vimos, muitas doenças podem ser transmitidas pelas sementes. Assim, lembre-se sempre de comprar sementes certificadas, pois não adianta realizar todos os manejos e comprar os melhores produtos, se o seu material genético está contaminado.

Conclusão

Vimos neste texto sobre os atributos sanitários das sementes, e que muitas doenças podem ser transmitidas pelas sementes. O controle da qualidade sanitária evita a entrada de fungos, bactérias, vírus e nematoides por meio das sementes. No próximo texto, vamos ver sobre os atributos fisiológicos na qualidade de sementes.

Gostou do texto? Tem mais dicas sobre os atributos sanitários na qualidade de sementes? Adoraria ver o seu comentário abaixo!

Sobre a Autora: Ana Ligia Girardeli, Sou Engenheira Agrônoma formada na UFSCar. Mestra em Agricultura e Ambiente (UFSCar) e Doutora em Fitotecnia (USP/ESALQ). Atualmente, estou cursando MBA em Agronegócios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.