O uso de fungicidas é amplamente difundido no cultivo da soja a fim de evitar a incidência de doenças fungicas que possam reduzir a qualidade ou produtividade da soja. Dentre as moléculas mais utilizadas, estrobilurinas e carboxamidas vem demonstrando bons resultados no manejo de doenças em soja, servindo também, como ferramentas no manejo da resistência de doenças a fungicidas.
Conforme recomendações do Comitê de Ação a Resistência a Fungicidas (FRAC), para o manejo de doenças como a ferrugem-asiática da soja (Phakopsora pachyrhizi), deve-se rotacionar os mecanismos de ação, promovendo menor adaptabilidade do fungo aos fungicidas. O FRAC ainda recomenda que, para a ferrugem-asiática da soja, que as estrobilurinas devem ser aplicadas sempre combinadas com fungicidas triazóis, triazolintione e/ou carboxamidas, garantindo adequados níveis de eficácia, da mesma forma que as carboxamidas devem ser aplicadas sempre combinadas com fungicidas do grupo químico das estrobilurinas, garantindo adequados níveis de eficácia (FRAC-BR).
Mas você sabe quando ocorre o melhor desempenho das estrobilurinas e carboxamidas no controle de doenças?
Em vídeo, Marcelo Madalosso explica que a máxima eficiência desses fungicidas esta relacionada com a organela onde o fungicida atua, no caso, a mitocôndria. A mitocôndria esta relacionada a respiração celular e atua no metabolismo energético. Ou seja, na mitocôndria ocorre a produção de energia para o fungo, a qual é maior durante o processo de germinação do esporo do fungo.
Sendo assim, Madalosso destaca que durante esse processo germinativo é que os fungicidas “terão efeito bom”, atuando de forma eficiente no controle do fungo. Dessa forma, fungicidas como estrobilurinas e carboxamidas devem ser utilizados de forma preventiva para a melhor eficiência de controle de doenças da soja. Da mesma forma, o FRAC-BR recomenda que todo o programa de controle da ferrugem-asiática da soja, deve ser iniciado de forma preventiva a ocorrência da doença.
Confira abaixo o vídeo com as dicas do professor Marcelo Madalosso.
Se inscreva agora no Canal do Madalosso clicando aqui!!!
Referências:
FRAC-BR. NOVAS RECOMENDAÇÕES PARA O MANEJO DA FERRUGEM ASIÁTICA DA SOJA. Comitê de Ação a Resistência a Fungicidas. Disponível em: < https://www.frac-br.org/soja >, acesso em: 03/12/2020.