Comentários referentes à 21/01/2025, por T&F Agroeconômica
FECHAMENTOS DO DIA 21/01
O contrato de soja para março, referência para a safra brasileira, fechou em alta de 3,22%,
ou $ 33,25 cents/bushel a $ 1067,25. A cotação de maio, fechou em alta de 3,16 % ou $ 33,00 cents/bushel a $ 1077,75. O contrato de farelo de soja para março fechou em alta de 4,64 % ou $ 13,8 ton curta a $ 311,0 e o contrato de óleo de soja para março fechou em alta de 0,18 % ou $ 0,08/libra-peso a $ 45,77.
ANÁLISE DA ALTA
A soja negociada em Chicago fechou em alta nesta terça-feira. No primeiro dia completo do novo governo dos Estados Unidos, as commodities no geral deram um salto em suas cotações. Para a oleaginosa, o “não anúncio” de tarifas para outros países nas relações comerciais, no primeiro dia do mandato de Donald Trump foi visto como um fator positivo.
O mercado sabe, que de forma geral, serão dias de muita oscilação e os operadores devem
aproveitar cada oportunidade para fazer e realizar lucros. No final da noite desta terça, o novo presidente voltou a falar de tarifas para Canadá, México, Europa e China.
O atraso na colheita brasileira também deu sustentação a alta. Segundo a Conab, a colheita de soja atingiu 1,2% da área apta, ante 0,3% na semana anterior e 4,7% da mesma data em 2024. As chuvas na região central e nordeste estão atrapalhando a colheita. Mas vale aqui ressaltar a capacidade do agricultor brasileiro, que começou o plantio de uma safra muito atrasado e finalizou adiantado na maioria dos estados.
NOTÍCIAS IMPORTANTES
EUA-EFEITO TRUMP INICIAL (altista)
Em relação ao “fator político” que o novo governo dos EUA está adicionando, o foco da análise está no México e no Canadá, países que podem estar sujeitos a tarifas de até 25% a partir de 1º de fevereiro. Como já discutimos nesses espaços, da perspectiva do mercado de soja, tal medida poderia afetar as compras de óleo de canola canadense pelos EUA e incentivar um maior uso de óleo de soja nacional para compensar essa escassez.
EUA-INDÚSTRIA DO BIODIESEL EM PERIGO? (baixista)
No entanto, vale destacar que em sua primeira mensagem Trump se concentrou em incentivar a exploração de mais áreas em busca de petróleo e gás. “Nós nos tornaremos uma nação rica novamente e será o ouro líquido sob nossos pés que nos ajudará a alcançar isso com minhas ações.”
Ele acrescentou: “Vamos concluir este novo Acordo Verde (…)”. No espaço deixado pela incerteza para a especulação, essas declarações podem implicar um virtual veto oficial a eventuais impulsos –os esperados créditos fiscais, entre outros–para a produção de energias sustentáveis, como o biodiesel a partir do óleo de soja, uma indústria com muito menos poder de lobby do que a indústria do etanol.
BRASIL-COLHEITA ATRASADA (altista)
Quanto ao Brasil, em seu relatório semanal de safra, a Conab informou ontem que a colheita de soja estava em 1,2% da área plantada, ante 0,3% na semana anterior e 4,7% na mesma semana em 2024. O atraso mais significativo é registrado em Mato Grosso, onde a colheita avançou mais de 1,5%, ante 10,9% no mesmo período do ano passado. Também ontem, a consultoria AgRural destacou que o andamento da colheita no Mato Grosso é o mais lento desde que a empresa começou a monitorar a evolução dos trabalhos agrícolas no ciclo 2010/2011, devido ao excesso de chuvas.
BRASIL-ABIOVE ESTIMA PRODUÇÃO DE 171,7 MT (baixista)
Apesar das condições ambientais, a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) elevou hoje de 168,70 para 171,70 milhões de toneladas a previsão para o volume da safra recorde esperada no Brasil, enquanto aumentou de 104,40 para 106,10 milhões de toneladas a projeção para o grão in natura. exportações de grãos. Esses números foram superiores aos calculados pelo USDA –169 e 105,50 milhões, respectivamente– e pela Conab –166,33 e 105,48 milhões, respectivamente– em seus últimos relatórios mensais.
EUA-EXPORTAÇÕES MENORES (baixista)
Em seu relatório semanal sobre a inspeção de embarques dos EUA, desta vez referente ao período de 10 a 16 de janeiro, o USDA informou embarques de soja de 973.145 toneladas, abaixo das 1.357.370 toneladas do relatório anterior e da faixa esperada pelos ope radores, que era de 1,25 para 1,60 milhões de toneladas.
Fonte: T&F Agroeconômica