Em MT, a colheita está quase finalizada. As áreas tardias apresentam ótimos rendimentos. No RS, as chuvas impediram o maior avanço da colheita e as produtividades obtidas têm sido variadas. No PR, as precipitações foram benéficas para as lavouras em enchimento de grãos, mas interromperam a colheita em várias regiões.

Em GO, a colheita está sendo concluída, com melhoria da qualidade e do rendimento de grãos. Em MS, a colheita está atrasada no Sudoeste e registra-se a alta incidência de percevejo-marrom, afetando o potencial produtivo.

Na BA, as lavouras estão com bom desenvolvimento. No TO, a colheita tem apresentado rendimentos variáveis. No MA, a colheita avança no Sul e Sudoeste. Nas demais regiões, as lavouras apresentam bom desenvolvimento. No PI, a maioria das áreas está em maturação, sob boas condições.

Em SC, a colheita está progredindo e as produtividades têm apresentado grande oscilação. No PA, a colheita está sendo concluída no Polo de Redenção e na região da BR-163. No polo de Paragominas e Santarém, as lavouras apresentam bom desenvolvimento.

Previsão Agrometeorológica (25/03/2024 a 01/04/2024)

Norte-Nordeste: Há previsão de chuvas com volumes maiores que 80 mm em praticamente toda a região Norte, principalmente, em áreas do PA, RO, AC, AM e AP. Em grande parte da região Nordeste, são previstas pancadas de chuva. No Centro-Norte e Leste da região, os volumes podem ser superiores a 70 mm. O manejo e o desenvolvimento das lavouras serão favorecidos, exceto em parte da BA, devido à restrição hídrica.

Centro-Oeste: A chuva deve ter um pouco mais de regularidade em parte da região, sem impacto significativo na colheita da primeira safra. Em MT e GO, os totais podem ultrapassar 80 mm, favorecendo o manejo e o desenvolvimento dos cultivos de segunda safra. Por outro lado, em MS, a chuva deve ser irregular, em torno de 40 mm, mantendo a restrição hídrica nos cultivos em parte desse estado.

Sudeste: Em grande parte da região, haverá diminuição no volume e intensidade da chuva. Porém, ainda são previstas pancadas isoladas no Noroeste de SP, Triângulo Mineiro, RJ e Sul do ES. Nas demais áreas, não se descartam menores acumulados. No geral, as condições serão benéficas para o manejo e o desenvolvimento dos cultivos de primeira e segunda safra. No entanto, em parte de SP, a falta de chuva deverá restringir o desenvolvimento das lavouras.

Sul: Há previsão de tempo quente e seco, no entanto, a partir do final da semana, são esperadas pancadas de chuva, especialmente, no RS e Sul de SC. Na maior parte da região, as condições serão favoráveis ao manejo e desenvolvimento das lavouras. Em parte do PR, poderá haver restrição hídrica, em função da menor disponibilidade de água no solo.

Fonte: CONAB



 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.