Segundo a conab a colheita de soja chega a 29,4%. Em MT, a redução das precipitações favoreceu a colheita e as lavouras em maturação. No RS, as chuvas irregulares melhoraram as condições das lavouras.
No PR, as precipitações afetaram a evolução da colheita. Em GO, houve avanço significativo na área colhida, com melhoria na produtividade. As lavouras apresentam-se em boas condições. Em MS, as lavouras no Sudoeste estão em estresse hídrico e anteciparam o ciclo.
Em MG, a colheita avança significativamente Na BA, as lavouras estão em bom desenvolvimento, apesar do aumento de doenças e pragas. Em SP, houve uma celeridade na colheita. No TO, a colheita está avançando e observa-se melhores produtividades, principalmente no Oeste.
No MA, o ritmo da colheita em Balsas foi reduzido devido às precipitações frequentes. O plantio evolui no restante do estado. No PI, o plantio foi finalizado e as lavouras estão em boas condições. Em SC, foram semeadas mais áreas de segunda safra. No PA, os bons volumes de chuvas, favoreceram o desenvolvimento das lavouras em quase todo o estado.
Previsão Agrometeorológica* (19/02/2024 a 26/02/2024)
Norte-Nordeste:
São previstas chuvas com volumes maiores que 50 mm em quase toda a região Norte, com exceção de RR e do Noroeste do PA, onde praticamente não haverá precipitações. No MA, PI, CE, PE e BA, há previsão de chuvas intensas, que podem superar 70 mm. No Matopiba, a manutenção da umidade no solo continuará beneficiando o desenvolvimento das lavouras, mas o excesso de chuvas poderá impactar pontualmente a colheita da soja em TO.
Centro-Oeste:
Há previsão de chuvas fortes, com volumes maiores que 80 mm, em áreas de MT, GO e DF. A umidade no solo continuará favorecendo o desenvolvimento dos cultivos, mas o excesso de chuvas poderá afetar a colheita da soja e o plantio do milho 2ª safra em algumas áreas. Em MS, menores acumulados poderão restringir o desenvolvimento de parte das lavouras.
Sudeste:
Chuvas intensas, com volumes maiores que 80 mm, são previstas em áreas de MG, ES, RJ e Nordeste de SP. Nas demais áreas, há previsão de chuvas com menores acumulados, podendo superar 30 mm. No geral, as condições de umidade se manterão favoráveis para os cultivos de primeira safra, bem como para as lavouras de café e cana-de-açúcar.
Sul:
Estão previstas chuvas isoladas em áreas do PR e de SC, podendo superar 30 mm. Nas demais áreas, a previsão é de pouca chuva. Devido à umidade disponível no solo, as condições deverão ser favoráveis ao manejo e desenvolvimento da maior parte das lavouras. No RS, há possibilidade de restrição hídrica nas lavouras de sequeiro principalmente no Sul do estado, devido à baixa umidade e às altas temperaturas.
Fonte: Conab
Confira a publicação original, clicando aqui.