Os nematoides fitopatogênicos são pragas que acometem culturas agrícolas, causando danos diretos e indiretos, prejudicando o crescimento e desenvolvimento vegetal, além de reduzir a produtividade de culturas como soja e milho. Os nematoides participam de complexos de doenças de diferentes modos, atuando na criação de portas de entrada para patógenos; modificando a rizosfera, favorecendo o crescimento de outros patógenos; atuação como vetores de viroses, bactérias e fungos; alteração da suscetibilidade do hospedeiro a outros patógenos por meio da indução de alterações fisiológicas no hospedeiro, entre outras injurias (Grigolli & Grigolli, 2018).
Por se tratar de pragas de solo, o controle eficiente dos nematoides é uma tarefa complexa, que depende tanto do posicionamento de produtos, como da tecnologia de aplicação e práticas integradas. Visando a redução populacional da praga e da taxa de reprodução dos nematoides, uma das alternativas mais eficientes é o controle cultural por meio da rotação de culturas com plantas não hospedeiras.
Entretanto, quando o controle mais imediato é necessário, os nematicidas são as ferramentas mais empregadas em lavouras comerciais. Sobretudo, além da influência de fatores ambientais, a eficiência desses produtos muitas vezes é comprometida em função dificuldade em atingir o alvo. Vale lembrar que assim como no manejo de doenças, plantas daninhas e demais pragas, o controle químico deve respeitar algumas premissas a fim de garantir a manutenção da eficiência e eficácia de controle dos defensivos agrícolas.
Embora não haja exemplos comprovados de casos de mudanças significativas de tolerância ou suspeita de resistência, levando à falhas de controle de nematicidas agrícolas comerciais contra nematoides parasitas de plantas em condições de campo na literatura científica; casos de ocorrência desses fenômenos foram relatados apenas para alguns produtos sob condições controladas de laboratório (IRAC-BR, 2022), tornando necessário adotar estratégias que reduzam as chances da ocorrência de casos de resistência dos nematoides a nematicidas.
Medidas como a rotação de mecanismo de ação de nematicidas podem contribuir para a redução da pressão de seleção da praga e riso do desenvolvimento de casos de resistência. Levando em consideração que o metabolismo aprimorado de produtos químicos no solo, tende a ser específico da classe química, o que significa que a rotação de nematicida/inseticida/fungicida ou a redução nos intervalos de aplicação podem retardar sua ocorrência (IRAC-BR, 2023) conhecer os diferentes mecanismos de ação dos nematicidas e como são classificados pode auxiliar no posicionamento dos produtos a campo.
Visando elucidas a classificação dos diferentes nematicidas quando aos modos de ação, o Comitê de Ação à Resistência a Inseticidas publicou um folder e um poster que tratam da classificação dos mecanismos de ação dos nematicidas. Ambos podem ser acessados clicando aqui, ou diretamente no site do IRAC-BR, de modo geral, pode-se dizer que, os nematicidas estão concentrados em quatro alvos fisiológicos (Sistema nervoso e muscular; Respiração; Crescimento e desenvolvimento e Desconhecido ou não determinado) (figura 1) clique aqui e confira.
Figura 1. Esquema de Classificação dos Modos de Ação de Nematicidas.

Veja mais: Soja após Crotalária – aumento da produtividade e controle de nematoides
Referências:
GRIGOLLI, J. F. J.; GRIGOLLI, M. M. K. MANEJO DE NEMATOIDES NA CULTURA DA SOJA. Fundação MS, Tecnologia e Produção: Soja 2017/2018, 2018. Disponível em: < https://www.fundacaoms.org.br/wp-content/uploads/2021/02/httpswww.fundacaoms.org_.brpublicacoestecnologia-e-producao-safratecnologia-producao-soja-2017-2018.pdf >, acesso em: 26/04/2023.
IRAC – BR. CLASSIFICAÇÃO DO MODO DE AÇÃO DE NEMATICIDAS. Comitê de Ação à Resistência a Inseticidas: Grupo de Trabalho Nematoides, 2022. Disponível em: < https://www.irac-br.org/_files/ugd/2bed6c_81cebb9a3eae4f7b964365bdb9b680ec.pdf >, acesso em: 26/04/2023.
IRAC – BR. CLASSIFICAÇÃO DO MODO DE AÇÃO NEMATICIDAS. Comitê de Ação à Resistência a Inseticidas. Disponível em: < https://www.irac-br.org/single-post/p%C3%B4ster-classifica%C3%A7%C3%A3o-do-modo-de-a%C3%A7%C3%A3o-de-nematicidas?utm_campaign=f3b157c9-ef95-48b6-a25e-da5dbf439f9a&utm_source=so&utm_medium=mail&cid=14a5097b-2130-4036-bbbb-999450b17d1b >, acesso em: 26/04/2023.
IRAC – BR. IRAC GNEMA. Comitê de Ação à Resistência a Inseticidas, 2023. Disponível em: < https://www.irac-br.org/gnema >, acesso em: 26/04/2023.