A produção brasileira de soja deverá totalizar 177,601 milhões de toneladas na temporada 2025/26, com aumento de 3,6% na comparação com a temporada anterior, quando foram colhidas 171,48 milhões de toneladas. A projeção faz parte do 2º levantamento de acompanhamento da safra brasileira de grãos, divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Na estimativa anterior, a previsão estava em 177,638 milhões de toneladas.
A Conab indica área de 49,06 milhões de hectares, com elevação de 3,6% sobre o ano anterior, quando foram cultivados 47,35 milhões de hectares. A produtividade está estimada em 3.620 quilos por hectare. Em 2024/25, o rendimento ficou em 3.622 quilos por hectare, o que representa uma retração de 0,1%.
Segundo a Conab, o plantio da oleaginosa no atual ciclo segue dentro da média dos últimos 5 anos, porém atrasado quando se compara com o percentual registrado em período semelhante da temporada anterior, com destaque para Goiás e Minas Gerais. “Nestes dois estados, não foram registrados índices de chuvas satisfatórios para o avanço da semeadura”, aponta o relatório.
Em Mato Grosso, o plantio segue em ritmo semelhante ao registrado na última safra. Porém, com a instabilidade climática registrada em outubro, a implantação da cultura não foi feita nas condições consideradas ideais, onde algumas áreas semeadas no início de outubro sentiram os efeitos de déficit hídrico, comprometendo a população de plantas por hectare e o estabelecimento inicial da oleaginosa.
Exportações
Com a previsão de redução nas exportações dos Estados Unidos, o aumento da demanda global e a expectativa de uma maior produção brasileira, estima-se um crescimento expressivo nas exportações do país, que podem atingir 112,1 milhões de toneladas na temporada 2025/26, um aumento de 5,11% em relação à safra anterior, conforme números da Conab.
“Além disso, a expectativa de elevação na mistura obrigatória de biodiesel ao diesel, adicionalmente com a crescente demanda por proteína vegetal, sugere que o volume de soja destinado ao esmagamento poderá atingir 59,37 milhões de toneladas em 2026. Esse volume representa um aumento de 1,37% em comparação ao ano anterior”, conclui a estatal.
Fonte: Dylan Della Pasqua / Safras News




