Previsão Agrometeorológica* (19/06/2023 a 26/06/2023)

N-NE: São previstas chuvas que podem ultrapassar 60 mm em áreas do AM, RR, Noroeste do PA e no AP. No Extremo-Norte do MA, há previsão de chuvas superiores a 40 mm. Em áreas do litoral de PE e em parte da SEALBA, poderão ocorrer baixos acumulados no início da semana, favorecendo as lavouras de feijão e milho 3ª safras mais próximas do litoral. No Matopiba e demais áreas, é previsto tempo estável e seco, o que favorecerá a maturação e a colheita do milho 2ª safra e do algodão, mas restringirá às lavouras ainda em estágio reprodutivo.

CO: Previsão de tempo estável e sem chuvas em praticamente toda a região. Poderão ser registrados baixos valores de umidade relativa do ar, chegando a valores inferiores a 20%. Essa condição beneficiará as lavouras de algodão e milho 2ª safra em maturação e colheita, mas causará restrição hídrica nas lavouras ainda em estágio reprodutivo em partes de MT e de GO. Em MS, a umidade no solo será suficiente para atender a demanda hídrica dos cultivos de 2ª safra e de inverno.

SE: A persistência de uma massa de ar seco deixará o tempo estável e sem chuvas em quase toda a região, com valores de umidade relativa do ar inferiores a 20%. Essa previsão favorecerá os cultivos de 2ª safra em maturação e colheita, assim como as safras de cana-de-açúcar e café. No entanto, haverá restrição hídrica em parte dos cultivos de 2ª safra e inverno no Noroeste, Norte e Centro de MG, onde a umidade no solo continuará baixa. Há possibilidade de ocorrência de geada no início da semana em áreas da Serra da Mantiqueira, entre os estados de MG, SP e RJ.

S: São previstos baixos acumulados de chuva no RS e em áreas do Sul de SC, com valores inferiores a 50 mm, permitindo o armazenamento hídrico no solo. Nas demais áreas da região, mesmo diante da previsão de tempo seco e sem chuvas, as condições continuarão favoráveis para o milho 2ª safra, em estágio reprodutivo e em maturação no PR, e beneficiarão a semeadura e o desenvolvimento dos cultivos de inverno nos três estados, devido ao bom índice de umidade no solo.

PROGRESSO DE SAFRA

MILHO 2 SAFRA

5,3% colhido. Em MT, a velocidade da colheita foi reduzida devido às baixas precipitações que, aliada ao tempo nublado, elevaram a umidade da palha e dos grãos. No PR, a maioria das lavouras estão em boas condições. As precipitações amenizaram as condições das lavouras mais tardias. Em MS, as condições hídricas continuam favoráveis ao desenvolvimento das lavouras. Em GO, a colheita teve seu início na região Sudoeste. As chuvas mesmo que em baixo volume favorece as lavouras plantadas tardiamente. Em SP, a maioria das lavouras está em fase de maturação e as demais em estágios reprodutivos. Em MG, as lavouras mais precoces apresentam excelente desenvolvimento. A colheita começou lentamente. No TO, a colheita teve seu início e observa-se boas produtividades sendo alcançadas. No MA, as lavouras apresentam boas condições. A colheita foi iniciada no Sul do estado. No PI, as lavouras apresentam boas condições e a maioria está em fase de maturação. No PA, a maioria das lavouras estão em maturação e a colheita alcança 10% das áreas semeadas.

 

TRIGO

60% semeado. No RS, a semeadura foi suspensa em áreas onde as chuvas foram mais intensas. As lavouras semeadas apresentam boa germinação e bom estande de plantas e desenvolvimento inicial. No PR, as chuvas interromperam temporariamente as operações de semeadura, bem como a aplicação de defensivos e adubação de cobertura nas lavouras. Os cultivos implantados apresentam bom desenvolvimento. A maioria das lavouras está em desenvolvimento vegetativo e algumas lavouras iniciando a fase de enchimento de grãos. Em SC, a semeadura evoluiu pouco devido às chuvas constantes. As primeiras lavouras semeadas estão em fase de perfilhamento. Na região do Planalto, poucos produtores iniciaram a semeadura. Na BA, as lavouras seguem em fase desenvolvimento vegetativo e em boas condições. Em GO, as áreas de sequeiro iniciam a colheita e as lavouras irrigadas estão em sua maioria na fase de floração. Em MS, as condições são boas para as lavouras, com umidade adequada no solo e permanência de clima frio. O clima chuvoso interrompeu os tratamentos fitossanitários, principalmente, nas poucas lavouras que iniciam a floração. Em MG, as lavouras estão principalmente na fase de enchimento de grãos, embora algumas iniciaram a maturação. De modo geral, apresentam boa implantação e com perfilhamento satisfatório. Destaca-se a ocorrência de lagarta na região Sul, e de brusone nas lavouras mais avançadas no Sul e Triângulo. Em SP, maioria das lavouras está em enchimento de grãos.

 

Fonte: Conab



DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.