A capacidade de translocação dos inseticidas é uma característica fundamental no controle de insetos-praga, pois permite que o ingrediente ativo seja distribuído de maneira homogênea através dos tecidos e órgãos das plantas, atingindo o inseto por ingestão. Essa característica pode otimizar, por exemplo, o manejo da lagarta-do- cartucho do milho, Spodoptera frugiperda (Figura 1). As injúrias ocasionadas pela lagarta-do-cartucho podem reduzir a produtividade do milho em até 57 %, dependendo da safra e do híbrido. Além disso, o hábito desse inseto de abrigar-se no interior do cartucho das plantas dificulta seu controle por meio de pulverizações foliares.
Figura 1. Spodoptera frugiperda em milho.
Fonte: Promip. Acesse a imagem original aqui.
Os inseticidas do grupo químico das diamidas são amplamente utilizados no controle de pragas em todo o mundo. Lançadas há mais de 10 anos (2008) e classificadas no grupo 28 de modos de ação (IRAC), as diamidas atuam como moduladores dos receptores de rianodina (Figura 2). O clorantraniliprole foi a primeira diamida antranílica desenvolvida e comercializada, com ampla ação sobre lepidópteros e outros insetos desfolhadores. Já o ciantraniliprole faz parte da segunda geração de diamidas, com um espectro de ação mais amplo sobre lepidópteros, dípteros, coleópteros e hemípteros.
Figura 2. Processo de contração muscular mediado pelos receptores de rianodina, sítio de ação das diamidas nos insetos.
Fonte: SALGADO, V. L. (2013). Acesse a imagem original aqui.
Características físico-químicas, como solubilidade em água e Log Pow (coeficiente de partição octanol/água), são importantes para a translocação do ingrediente ativo na planta. As propriedades físico-químicas do clorantraniliprole e do ciantraniliprole permitem o movimento ascendente de ambas as moléculas através do xilema, principalmente quando aplicados via tratamento de sementes ou no solo, próximo ao sistema radicular. O ciantraniliprole tem menor Log Pow e uma maior solubilidade em água, em comparação com o clorantraniliprole, proporcionando maior mobilidade desse ingrediente ativo na planta.
Em estudo realizado por Pes et al. (2020), clorantraniliprole e ciantraniliprole foram aplicados via tratamento de sementes e pulverização foliar em plantas de milho, buscando caracterizar a ação sistêmica de ambas as moléculas nas folhas emitidas após a aplicação (Figura 3). Bioensaios com S. frugiperda e quantificação química em cromatógrafo confirmaram a absorção e translocação ascendente do clorantraniliprole e ciantraniliprole para as folhas novas, via xilema.
Figura 3. Momento de aplicação e avaliação dos inseticidas clorantraniliprole e ciantraniliprole em plantas de milho.
Fonte: Pes et al. (2020). Acesse a imagem original aqui.
Ambos os inseticidas causaram a mortalidade de larvas até o estágio V6 (57 % para clorantraniliprole e 40 % para ciantraniliprole), quando aplicados via tratamento de sementes, comprovando a translocação para as folhas novas em níveis suficientes para efetuar o controle da praga. No entanto, não foi observada translocação de clorantraniliprole e ciantraniliprole das folhas pulverizadas para as folhas novas, independente do momento de aplicação e mesmo com aumento da dose.
Portanto, a aplicação de clorantraniliprole e ciantraniliprole via tratamento de sementes representa uma alternativa importante para o manejo integrado de pragas em milho. A capacidade de absorção e redistribuição de ambas as moléculas pelas plantas de milho confere uma ação residual prolongada com controle satisfatório de S. frugiperda.
Para saber mais sobre o modo de ação das diamidas e outros grupos de inseticidas, acesse aqui.
Revisão: Prof. Jonas Arnemann, PhD. e coordenador do Grupo de Manejo e Genética de Pragas – UFSM
REFERÊNCIAS:
IRAC. 2018. Mode of Action Classification Scheme. Disponível em: https://www.irac-online.org/documents/moa-structures-poster-english/?ext=pdf
PES, M. P. et al. (2020) Translocation of chlorantraniliprole and cyantraniliprole applied to corn as seed treatment and foliar spraying to control Spodoptera frugiperda (Lepidoptera: Noctuidae). PLOS ONE 15(4): e0229151. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0229151
SALGADO, V. L. 2013. BASF Insecticide Mode of Action Technical Training Manual. Disponível em: https://agriculture.basf.com/global/assets/en/Crop%20Protection/innovation/BASF_Insectici de_MoA_Manual_2014.pdf