Durante o ciclo de desenvolvimento do trigo, uma série de pragas pode incidir sobre a cultura, causando perdas quantitativas e qualitativas do cereal. Os percevejos fazem parte desse grupo de pragas, podendo incidir em qualquer estádio do ciclo de desenvolvimento do trigo,  sendo um dos principais, o percevejo barriga-verde (Dichelops melacanthus D. furcatus).

Embora o percevejo barriga-verde possa incidir em qualquer período do desenvolvimento do trigo, os maiores danos são ocasionados quanto a praga ataca a cultura durante o período de emborrachamento/espigamento. Os prejuízos causados pelos danos do percevejo barriga-verde podem variar desde a perda total da planta até perdas de 30% da produção nas plantas sobreviventes. No caso específico do trigo, resultados experimentais revelaram que as perdas são proporcionais ao número de percevejos.planta-1 (Mombelli).

Conforme observado por Manfredi-Coimbra et al. (2005), independente da cultivar de trigo, o amento populacional dos percevejos causa redução linear na produtividade da cultura do trigo (figura 1). Lavouras infestadas por D. melacanthus durante o período compreendido entre alongamento do caule e a presença de grão leitoso, podem ter redução de produtividade de até 1sc de trigo por hectare para cada dois percevejos que incidem, em média, por metro quadrado de área (Chiaradia, 2012).


Figura 1. Curvas de regressão ajustadas para rendimento das cultivares ‘BR 18’ e ‘BRS 193’ infestadas com 0, 2, 4, 8 e 16 adultos de Dichelops melacanthus m-2.

Fonte: Manfredi-Coimbra et al. (2005)

Tendo em vista a elevada capacidade do percevejo barriga-verde em reduzir a produtividade do trigo, seu controle deve ser realizado com eficiência para evitar maiores perdas produtivas. Conforme destacado por Mário (2019), nos estádios iniciais do desenvolvimento do trigo o controle dos percevejos pode ser realizado por meio do tratamento de sementes com inseticidas sistêmicos, ou com a pulverização de inseticidas logo após a emergência da cultura, quando constatada a presença das pragas.

Após esse período, o mais usual  é realizar o controle dos percevejos com a pulverização de inseticidas na parte aérea da cultura do trigo quando atingidos os níveis de ação. Para tanto, é preciso conhecer esses níveis e monitorar frequentemente a lavoura a fim de determinar o melhor momento para controle do percevejo no trigo.

Conforme destacado pro Panizzi et al. (2015), os níveis de controle pré-estabelecidos para o percevejo barriga-verde em trigo é de 4 percevejos.m-2 durante a fase vegetativa da cultura e de 2 percevejos.m-2 durante a fase reprodutiva do trigo.

Figura 2. Níveis de ação para o controle do percevejo barriga-verde Dichelops furcatus em diferentes fases do desenvolvimento do trigo.

Fonte: Panizzi et al. (2015)

Com relação ao controle químico, recomenda-se a utilização de inseticidas registrados para a cultura, seguindo as orientações técnicas e de bula dos produtos.


Veja mais: Percevejos do trigo – quais espécies ocorrem e como manejá-las



Referências:

CHIARADIA, L. A. DANOS E MANEJO INTEGRADO DE PERCEVEJOS BARRIGA-VERDE NAS CULTURAS DE TRIGO E DE MILHO. Revista Agropecuária Catarinense, v.25, n.2, jul. 2012. Disponível em: < https://core.ac.uk/download/pdf/322588366.pdf >, acesso em: 28/07/2021.

MANFREDI-COIMBRA, S. et al. DANOS DO PERCEVEJO BARRIGA-VERDE Dichelops melacanthus (Dallas) (Heteroptera: Pentatomidae) EM TRIGO. Ciência Rural, v.35, n.6, nov-dez, 2005. Disponível em: < https://periodicos.ufsm.br/cr/article/download/56331/35330 >, acesso em: 28/07/2021.

MÁRIO, V. PRAGAS EM CEREAIS DE INVERNO, IMPORTÂNCIA DO TRATAMENTO DE SEMENTES. Informativo Técnico Nortox, 2019. Disponível em: < http://www.nortox.com.br/wp-content/uploads/2019/05/informativo-artigo-20-Vandoir.pdf >, acesso em: 28/07/2021.

MOMBELLI, D. J. CONTROLE DE PERCEVEJOS NA CULTURA DO TRIGO. COAGRIL. Disponível em: < http://www.coagril-rs.com.br/informativos/ver/170/controle-de-percevejos-na-cultura-do-trigo >, acesso em: 28/07/2021.

PANIZZI, A. R. et al. MANEJO INTEGRADO DOS PERCEVEJOS BARRIGA-VERDE, Dichelops spp. EM TRIGO. Embrapa, Documentos, n. 114, 2015. Disponível em: < https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/126856/1/FL-08528.pdf >, acesso em: 28/07/2021.

Acompanhe nosso site, siga nossas mídias sociais (SiteFacebookInstagramLinkedinCanal no YouTube

Nenhum comentário

Deixar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.