O percevejo barriga verde (Diceraeus furcatus e Diceraeus melacanthus) é uma das principais pragas da cultura do trigo. Em muitas ocasiões, esse percevejo já está presente na lavoura, antes da implantação do trigo. A praga se abriga nos resíduos culturais da soja (figura 1-A), alimentando-se dos grãos caídos (figura 1-B), o que possibilita a sobrevivência das populações do percevejo barriga-verde durante os períodos entressafra.

Figura 1. Diceraeus furcatus no solo abrigando-se em restos culturais (A); Diceraeus melacanthus alimentando-se em semente de soja caída no solo (B).
Fonte: Panizzi et al. (2015)

Embora ambas as espécies sejam conhecidas popularmente como percevejo barriga-verde, de forma geral, pode-se considerar que a espécie D. furcatus tem sua maior ocorrência concentrada no sul do Paraná e nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Já a espécie D. melacanthus tem como áreas de maior ocorrência a Região Centro-Oeste, Sudeste (São Paulo) e norte do Paraná (Panizzi et al., 2015).

Danos

Os danos em trigo variam em função do estádio do desenvolvimento das plantas afetada e da densidade populacional da praga. No entanto, Almeida (2024) destaca que, infestações do percevejo barriga-verde, no período de emborrachamento do trigo, podem ocasionar redução de altura da planta, desenvolvimento atrofiado e aparecimento de espigas deformadas e brancas (espigas sem grãos ou com formação parcial de grãos).


undefined

Controle

Para mitigar os danos do percevejo barriga-verde no trigo, é essencial monitorar a área de cultivo, realizando o controle químico quando atingidos os níveis de ação, com base na espécie do percevejo e período do desenvolvimento do trigo (tabela 1).

Tabela 1. Monitoramento e critérios para tomada de decisão no controle de percevejos barriga-verde em trigo.
Fonte: Almeida (2024)

Para um controle eficiente do percevejo barriga-verde, além de posicionar as aplicações de inseticidas no momento adequado, é preciso utilizar produtos registrados par a cultura, que apresentem eficiência comprovada. Confira abaixo os inseticidas registrados para o controle do percevejo barriga-verde (pulverização e tratamento de sementes).

Tabela 2. Inseticidas para o controle de percevejos em trigo (pulverização e tratamento de sementes): Diceraeus furcatus e Diceraeus melacanthus (anteriormente conhecidos por Dichelops furcatus e Dichelops melacanthus). Ingrediente ativo, grupo químico, marca comercial, formulação, concentração do ingrediente ativo e inseto-alvo.
Fonte: Almeida (2024)

Veja Mais: Qual a melhor fase para aplicar nitrogênio no trigo?


Referências:

ALMEIDA, J. L. INFORMAÇÕES TÉCNICAS PARA TRIGO E TRITICALE: SAFRAS 2024 & 2025. Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária, 2024. Disponível em: < https://static.conferenceplay.com.br/conteudo/arquivo/infotecnitrigotriticalesafras20242025livrodigitalfinal-1721832775.pdf >, acesso em: 07/08/2024.

PANIZZI, A. R. et al. MANEJO INTEGRADO DOS PERCEVEJOS BARRIGA-VERDE, Dichelops spp. EM TRIGO. Embrapa Trigo, Documentos, n. 114, 2015. Disponível em: < https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/126856/1/FL-08528.pdf >, acesso em: 07/08/2024.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.