O Brasil e a Índia são os únicos países do mundo com produção de soja em ambiente tropical e subtropical. No Brasil, as diferenças entre o cultivo de soja no ambiente tropical e subtropical são a amplitude anual do fotoperíodo e o regime de precipitação. Nesse sentido está o grau de importância nos degraus de manejo.
Figura 1. Fatores para construção de lavouras de alta produtividade de soja tropical (A) e subtropical (B).

A disponibilidade de água durante o ciclo é fator importante na definição do potencial produtivo alcançável. Em ambiente subtropical sofre influência do fenômeno ENOS, podendo causar déficit hídrico durante o ciclo devido à má distribuição de chuvas. Em ambiente tropical, há melhor distribuição de chuvas, sendo menor a lacuna de água nesse ambiente.
A época de semeadura no ambiente tropical é determinada pelo início das chuvas passando a maior relevância para o fator cultivar de soja do ambiente tropical em relação a subtropical. A nutrição que é o terceiro degrau na soja tropical engloba a disponibilidade de nutrientes essenciais para a planta e a imobilização de nutrientes tóxicos. Com isso, há estreita relação entre pH do solo e produtividade, sendo explicada a perda de produtividade pela imobilização de elementos essenciais e toxicidade por H+ Al e Mn.
Em relação ao manejo de pragas, doenças e plantas daninhas, no ambiente subtropical, o ciclo algumas de pragas e doenças é interrompido durante o inverno. Já no tropical, a combinação de frequentes chuvas e altas temperaturas proporcionam maios pressão de pragas e doenças. Por isso, em lavouras subtropicais, a estruturação química, física e biológica do solo passa a ter maior importância que o controle de pragas, doenças e plantas daninhas.
Como último degrau vem a plantabilidade. A redução da eficiência no uso da radiação pode ser causada pelo fator plantabilidade, pois diz respeito a distribuição de plantas, espaçamento entre linhas e densidade de plantas.
Identificar o potencial produtivo da lavoura e os fatores que estão limitando a produtividade são pontos chaves para alcançar altas produtividades com sustentabilidade. A gestão e o uso de estratégias de manejo são fundamentais para o sucesso da lavoura de soja.
Referências Bibliográficas
ECOFISIOLOGIA DA SOJA: VISANDO ALTAS PRODUTIVIDADES / EDUARDO LAGO TAGLIAPIETRA… [ET AL.]. 2. ED. SANTA MARIA: [S. N.], 2022