InícioDestaqueMercado: Soja fechou em baixa por clima na América Latina e ausência...

Mercado: Soja fechou em baixa por clima na América Latina e ausência de compras avulsas da China

Por T&F Agroeconômica

FECHAMENTOS DO DIA 04/01: O contrato de soja para março24, a próxima data negociada nos EUA, fechou em baixa de -0,74 %, ou $ -9,50 cents/bushel a $ 1267,50. A cotação de maio24, referência para a safra brasileira, fechou em baixa de -0,66 % ou $ -8,50 cents/bushel a $ 1276,50. O contrato de farelo de soja para janeiro fechou em baixa de -1,10 % ou $ -4,2 ton curta a $ 376,2 e o contrato de óleo de soja para dezembro fechou em baixa de -0,91 % ou $ -0,44/libra- peso a $ 48,16.

CAUSAS DA BAIXA: A soja negociada em Chicago fechou em baixa nesta quinta-feira. A ausência de vendas avulsas de soja norte-americana para a China está pesando sobre a oleaginosa. O último anúncio de venda desse tipo foi feito em 15 de dezembro. Segundo Steve Freed, da ADM, investidores temem que o país asiático tenha interrompido as compras de soja dos EUA por enquanto.

O mercado também foi pressionado pela expectativa de chuvas em áreas de cultivo do Brasil e da Argentina. “Os fundos estão começando a estabelecer posições vendidas, diante da melhora do clima na América do Sul”, disse em nota Tomm Pfitzenmaier, da Summit Commodity Brokerage.

Segundo a Granar, áreas agrícolas em La Pampa, centro e sul de Buenos Aires, Córdoba e Santa Fé devem ser beneficiadas pelas precipitações. O Centro-Norte do Brasil também deve receber chuvas, o que poderia amenizar o déficit hídrico vigente desde outubro e “conter a perda do potencial produtivo das plantas”, afirmou a consultoria.

Além disso, “estão começando de forma muito lenta as atividades de colheita em áreas específicas de Mato Grosso”, acrescentou.

INDICAÇÕES TÉCNICAS IMPORTANTES

EUA-FÁBRICA DA BUNGE PAROU TEMPORARIAMENTE: Uma instalação de esmagamento de soja em Indiana sob a Bunge está temporariamente off-line devido a linhas de gás danificadas.

EUA-VENDAS SEMANAIS: As reservas semanais de exportação de soja estão estimadas entre 500 mil MT e 1,3 MMT para a semana encerrada em 28/12. Os comerciantes esperam que as vendas de farelo de soja fiquem entre 50 mil MT e 400 mil MT. Espera-se que as reservas de óleo de soja da semana fiquem abaixo de 10 mil MT.

ARGENTINA-PLANTIO AVANÇA PARA 85,8%: O plantio de soja da safra 2023/24 na Argentina alcançou 85,8% da área projetada, de 17,3 milhões de hectares, informou a Bolsa de Cereais de Buenos Aires nesta quinta-feira, em relatório semanal. Na semana, o avanço foi de 7,2 pontos porcentuais. Segundo a bolsa, 42% da safra apresentava condição boa ou excelente, ante 40% na semana anterior. A parcela em condição normal caiu de 57% para 56%. Já a parcela em condição regular ou ruim passou de 3% para 2%.

Fonte: T&F Agroecnômica



 

Equipe Mais Soja
Equipe Mais Soja
A equipe editorial do portal Mais Soja é formada por profissionais do Agronegócio que se dedicam diariamente a buscar as melhores informações e em gerar conteúdo técnico profissional de qualidade.
Artigos relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Populares