Soja da Embrapa e Meridional lançada no Show Rural é tolerante aos percevejos

Foto Percevejo – Marrom: Euschistus heros
Foto: Alessandro Tadeu.

A Embrapa e a Fundação Meridional estão empenhadas no desenvolvimento de cultivares de soja com esta tecnologia para auxiliar os produtores que enfrentam dificuldades no campo para manejar esta praga.  “As cultivares com a genética Block têm maior tolerância aos percevejos, o que minimiza a ação destrutiva da praga. Porém, a tecnologia não dispensa o uso de inseticidas, mas permite uma melhor convivência com os insetos no campo”, enfatiza.

Confira a notícia na íntegra clicando aqui.


Quebra-cabeça do ciclo do nitrogênio é desvendado…

Um estudo publicado na revista Science of the Total Environment descobriu que há uma troca de gases no solo promovida pela radiação solar (especialmente ultravioleta), permitindo o sequestro de gases NOx e sua transformação em nitrato. Conduzido por equipe internacional e coordenado por pesquisador da Universidade de Córdoba na Espanha, este estudo contou com a participação de dos pesquisadores brasileiros Alberto Vasconcellos Inda Jr. (UFRGS) e José Marques Jr. (UNESP).

Confira a notícia na íntegra clicando aqui.



Sem solos saudáveis, a segurança alimentar está em risco

O solo é um recurso não renovável; ele fornece 95% dos alimentos. “Precisamos aumentar a produção agrícola em pelo menos 50% até 2050, quando chegarmos a 9.100 milhões de pessoas. Como podemos alcançá-lo se não protegermos os solos?”, pergunta José Perdomo, presidente da CropLife Latin America, que chama os agricultores para cuidar seus solos e mudar práticas culturais como o excesso de lavoura, o uso excessivo de insumos e a queima.

Confira a notícia na íntegra clicando aqui.


Impactos da compactação, descompactação e rotação de culturas no Sistema de Plantio Direto

O aumento do nível de compactação dos solos, acima de limites tolerados pelas plantas, tem sido considerado uma das principais causas de perdas de produtividades agrícolas. Em termos de limitações físicas ao crescimento radicular, o estresse hídrico (pouca disponibilidade de água), a hipóxia ou anoxia (pouca quantidade ou ausência de oxigênio) e o impedimento mecânico (solo muito duro para penetração radicular) são considerados as principais causas de limitações dos solos ao crescimento e ao desenvolvimento radicular.

Confira a notícia na íntegra clicando aqui.


Compactação do solo e o uso de plantas de cobertura

Foto: Marco Antônio Lenz Scotto

Para o bom desenvolvimento e crescimento de uma planta é necessário que o solo apresente boa disponibilidade de água, nutrição e espaço aéreo. De modo geral a nutrição é corrigida através da utilização de fertilizantes minerais, já a disponibilidade de água e o espaço aéreo do solo são diretamente influenciados pela quantidade de macroporos presentes no solo.

Confira a notícia na íntegra clicando aqui.


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.