Eficiência de fungicidas para o controle da podridão de grãos da soja

A podridão de grãos é um problema que ocorre nas plantas a partir do início de enchimento dos grãos, no estágio R5. Ela se manifesta nas vagens, que podem apresentar sinais de encharcamento e escurecimento, sem aberturas visíveis. Quando as vagens são abertas, é possível verificar que os grãos estão apodrecidos, isso acontece de forma aleatória na planta, sendo que, nem todos os grãos são afetados, e nas vagens, nem todos têm sintomas. Os principais fungos envolvidos nesse problema são DiaportheFusariumColletotrichum e, em algumas safras, Cercospora spp., que causam mancha-púrpura nos grãos, esses fungos e outros podem estar presentes na planta e nos grãos, mas não causam sintomas visíveis, permanecendo latentes. Cada um desses fungos está associado a uma doença quando os sintomas se manifestam (Kudlawiec et al., 2023).

Veja mais sobre o assunto aqui.



Plantabilidade: O pilar inicial na construção de lavouras de altas produtividades

O processo de semeadura envolve desde o corte da palha, a abertura do sulco, a deposição do adubo em profundidade maior que a semente, a deposição da semente distribuída com uniformidade, até o fechamento e compactação do sulco de semeadura. Quaisquer fatores que interfiram nesse processo podem acarretar na heterogeneidade da distribuição vertical e longitudinal das sementes, comprometendo o arranjo espacial de plantas e, consequentemente, a produtividade da lavoura.

Veja aqui.


Praga do sistema hidráulico impacta produtividade

Você sabia que a contaminação, encontrada no sistema hidráulico de vários maquinários agrícolas, é uma praga que afeta diretamente a produtividade de diversos cultivos? Pois é, por falta de limpeza adequada da mangueira hidráulica, essa praga pode causar uma parada não programada de pulverizadores, colheitadeiras, tratores e plantadeiras. O resultado: produtores rurais podem ter alto custo de manutenção, com a parada das máquinas.

Veja o texto aqui.


CTC do solo, o que é e qual sua importância?

Uma dessas características, está relacionada a presença de cargas elétricas nos colóides do solo que possibilitam a troca de cátions, também conhecida como CTC (capacidade de troca de cátions). A capacidade de troca de cátions (CTC) corresponde à soma das cargas negativas nas partículas microscópicas do solo (fração argila, e matéria orgânica) retendo os cátions, tais como cálcio (Ca2+), magnésio (Mg2+), potássio (K+), sódio (Na+), alumínio (Al3+) e hidrogênio (H+). A importância da CTC refere- se não só a retenção de cátions, mas também da água, além de ter direta relação com a estruturação e consistência do solo (Souza; Lima; Teixeira., 2009).

Veja tudo aqui.


Qual a importância do Enxofre (S) para as plantas?

O enxofre (S) é um macronutriente essencial para o crescimento e desenvolvimento das plantas, sendo classificado como um macronutriente secundário, assim como o cálcio e o magnésio. O enxofre é integrante da estrutura de alguns aminoácidos como cistina, cisteína e metionina, além de ser constituinte de várias coenzimas e vitaminas, como a coenzima A, S-adenisilmetionina, biotina, vitamina B e ácido pantotênico, os quais são essenciais para o metabolismo das plantas (Taiz & Zeiger, 2017).

Confira o texto completo aqui.


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.