Agricultor norte-americano alcança a marca de 231,8 sc/ha de soja e supera recorde mundial de produtividade
Com o objetivo de alcançar 224,1 sc/ha, Harrell procurava impulsionar o potencial de sua área produtiva. E, com a ajuda de seu consultor técnico, Caleb Traugh, ele fez isso e muito mais. Eles elaboraram o plano perfeito e o executaram com precisão, fazendo apenas algumas alterações quando as análises foliares revelaram necessidades específicas de nutrientes. Harrell chamou isso de testemunho deixado para os produtores da Total Acre que foram liderados por Randy Dowdy e David Hula e sua abordagem de “pagar antecipado” para estratégias de produção agrícola.
Veja tudo aqui.
Praga do sistema hidráulico impacta produtividade
Você sabia que a contaminação, encontrada no sistema hidráulico de vários maquinários agrícolas, é uma praga que afeta diretamente a produtividade de diversos cultivos? Pois é, por falta de limpeza adequada da mangueira hidráulica, essa praga pode causar uma parada não programada de pulverizadores, colheitadeiras, tratores e plantadeiras. O resultado: produtores rurais podem ter alto custo de manutenção, com a parada das máquinas.
Veja mais aqui.
MT: Especialista traça cenário do clima para a safra de soja 2023/24
Durante live realizada pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Molion destaca que o Centro de Previsão Climática dos Estados Unidos (CPC) não aponta para um cenário claro. O CPC indica para probabilidades entre 40% e 66% de chances de um “Super El Niño”, com temperatura do oceano 1,5°C acima da média.
Confira aqui.
Os 100 municípios mais ricos do agronegócio Brasileiro
Esta Nota procura identificar os municípios mais ricos do agronegócio do país. Esta análise será feita tendo por base os dados da produção Agrícola Municipal – PAM, referente a 2020, divulgada em outubro de 2020. Duas classificações foram utilizadas: pelo- valor da produção das lavouras permanentes e temporárias, e pelo Produto Interno Bruto dos Municípios. Foram classificados 100 municípios, a partir do total levantado pelo IBGE, e verificada a posição de cada um em relação ao valor da produção e ao PIB. Como a informação mais recente sobre o PIB municipal é de 2019, usou-se essa referência para fazer algumas classificações.
Veja o ranking completo aqui.
CTC do solo, o que é e qual sua importância?
O solo é um sistema trifásico, coloidal e aberto, que apresenta elevada complexidade, contendo várias características físico-químicas que podem exercer influência direta ou indireta sobre a fertilidade do solo, seu manejo e a disponibilidade de nutrientes para as plantas.
Uma dessas características, está relacionada a presença de cargas elétricas nos colóides do solo que possibilitam a troca de cátions, também conhecida como CTC (capacidade de troca de cátions). A capacidade de troca de cátions (CTC) corresponde à soma das cargas negativas nas partículas microscópicas do solo (fração argila, e matéria orgânica) retendo os cátions, tais como cálcio (Ca2+), magnésio (Mg2+), potássio (K+), sódio (Na+), alumínio (Al3+) e hidrogênio (H+). A importância da CTC refere- se não só a retenção de cátions, mas também da água, além de ter direta relação com a estruturação e consistência do solo (Souza; Lima; Teixeira., 2009).
Veja tudo aqui.