Vigor de sementes e produtividade da soja: o TS em sementes de baixo vigor “resolve o problema”?

Sementes de alto vigor são importantes para proporcionar a germinação e emergência das plântulas de forma rápida e uniforme, resultando na produção de plantas com alto desempenho e com maior potencial produtivo. As sementes com maior vigor promovem maior taxa de crescimento, melhor estrutura de produção, sistema radicular mais profundo, produzindo maior número de vagens e sementes, o que consequentemente, contribui para obtenção de maiores produtividades (França-Neto et al., 2016).

Veja o conteúdo completo aqui.



Plantabilidade: O pilar inicial na construção de lavouras de altas produtividades

Para assegurar a qualidade do processo de semeadura, é necessário atentar-se à distribuição vertical e longitudinal da semente. Manter a semeadora bem regulada é um passo importante na busca do sucesso da plantabilidade. A desuniformidade na profundidade da semente causado por alguma falha no sistema dosador ou na pressão na linha de semeadura, causa emergência irregular impactando no estande final de plantas.

Texto completo aqui.


Qual a função do Cobalto e Molibdênio na Soja?

O cobalto e o molibdênio são considerados nutrientes essenciais para o processo de fixação biológica do nitrogênio. O cobalto é parte da cobalamina (vitamina B12 e seus derivados), um componente de várias enzimas em microrganismos fixadores de nitrogênio. Em geral, os vegetais tendem a conter quantidades relativamente pequenas desse elemento (Taiz & Zeiger, 2017). O cobalto é essencial para que ocorra o processo de fixação do N2, uma vez que participa da síntese da cobamida e da leghemoglobina nos nódulos das plantas. Nesse sentido, a deficiência de cobalto pode resultar na deficiência de nitrogênio na cultura de soja devido à redução da eficiência da fixação de nitrogênio. Os sintomas de deficiência de cobalto são caracterizados por clorose total, seguida de necrose, que afeta principalmente as folhas mais velhas da planta (Sfredo & Oliveira, 2010).

Veja aqui.


Manejo de capim pé de galinha em pré-semeadura: Dicas de controle

O capim pé-de-galinha (Eleusine indica) é uma planta daninha pertencente à família das gramíneas (Poaceas), possui ciclo de desenvolvimento anual e é encontrada infestando culturas como a soja, milho, trigo e algodão. É uma espécie capaz de se adaptar a condições adversas, demonstrando resistência tanto à seca quanto à alta umidade, além disso possui uma alta produção de sementes, que são facilmente dispersas pelo vento. Durante seu ciclo de desenvolvimento, uma única planta de capim pé-de-galinha pode produzir até 120 mil sementes.

Confira aqui.


Qual a eficiência no uso de fósforo e potássio em lavouras de soja do Campeonato Soybean Money Maker?

O Campeonato Soybean Money Maker foi instituído para provar, com base em estudos científicos e dados de lavouras, que a produção de soja brasileira é sustentável e lucrativa. A metodologia utilizada possibilita comparar lavouras do Sul ao Norte do Brasil avaliando-as em três pilares: econômico, ambiental e social.

Nesse sentido, a eficiência parcial no uso de nutrientes é um indicador que se encaixa no pilar ambiental de sustentabilidade das lavouras, sendo definido através da quantidade de quilos de grãos produzidos por quilo de nutriente aplicado (kg de grão/kg de nutriente).

Saiba mais aqui.


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.